Jacareí registra queda de mais de 73% em casos de dengue no primeiro semestre de 2021

0 0

Jacareí registrou uma queda de 73,7% no número de casos de dengue no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado. O dado faz parte de um levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância à Saúde do município.

Em 2020, nos seis primeiros meses do ano, Jacareí havia confirmado 377 casos de dengue, enquanto no mesmo período de 2021, foram confirmados 99 casos. O acompanhamento das estatísticas pode ser feito no site da Prefeitura, pelo Portal da Dengue, que é atualizado semanalmente.

De acordo com Fábio Prianti, Diretor da Vigilância à Saúde de Jacareí, a pandemia do Coronavírus teve impacto direto nos números relacionados à dengue no município.

“No início da pandemia, os Agentes de Combate às Endemias, por motivos de segurança, não estavam entrando nas casas dos munícipes para realizar as orientações de combate ao mosquito da dengue. Esse trabalho era realizado apenas no portão das residências. Já no início deste ano, os trabalhos voltaram a ser realizados no padrão correto, com direito a vistorias nos quintais, que são os locais onde são encontrados os maiores focos de criadouros do mosquito Aedes”, explica Fábio.

“Além disso, a Prefeitura realiza uma ação de nebulização no entorno de locais em que foram registrados casos positivos de dengue na cidade. Porém, esse produto estava em falta no ano passado. Essa é uma ação que contribui diretamente no controle dos mosquitos que transmitem o vírus da dengue, e que foi retomada este ano”, finaliza.

Alerta

Apesar da queda no número de casos confirmados, a recomendação da Diretoria de Vigilância à Saúde é para que todos os cuidados para prevenção da proliferação do mosquito continuem sendo tomados.

“Houve um aumento nos casos de Chikungunya no Estado de São Paulo, por isso é importante ficarmos atentos. Não temos nenhum caso registrado em Jacareí até o momento, mas é preciso que a população continue tomando todos os cuidados de prevenção”, explica Fábio.

Prevenção

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Dados da Dengue

Em todo o ano de 2020, foram registrados 412 casos de dengue em Jacareí, dos quais 372 autóctones (moradores que foram contaminados na cidade) e 40 importados (moradores que foram contaminados fora da cidade). Nenhum caso de Zika ou Chikungunya foi registrado no município. Não houve óbitos em decorrência da doença.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *