SAAE lança Educador Móvel para expandir educação sobre saneamento em Jacareí

1 0

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), de Jacareí, lançou no domingo (19), junto à comunidade do Jd. Pedramar, o projeto “Educador Móvel”, visando levar educação sobre saneamento às pessoas além das escolas, e atender o máximo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Desenvolvido ao longo dos últimos anos pela equipe da autarquia, o projeto visa atender as demandas da municipalidade e da população, com intuito de trabalhar temáticas que impactem positivamente na saúde e no bem-estar de todos. “O objetivo é levar conhecimento e sensibilizar as crianças, jovens, adultos, idosos e empresários, dos quatro cantos da cidade, de forma personalizada e baseada nos indicadores locais, com qualidade e eficiência, trazendo melhores resultados para todos”, detalha Juliane Gouveia, gestora do Educador Móvel.

Temas

Além de reforçar a importância da preservação da água e das nascentes, muitos temas ligados ao dia a dia do munícipe são abordados no Educador Móvel do SAAE, como o descarte correto do esgoto; a importância das Estações de Tratamento de Águe e Esgoto; conservação das redes; orientações sobre consumo consciente da água; formas de detectar vazamentos internos de água nos imóveis, como eliminar os vilões do esgoto; regularizar as instalações dos imóveis e evitar retorno de esgoto; apresentações de obras e projetos, entre outros.

“Quando o trabalho entre o Poder Público e as comunidades é integrado e contínuo, principalmente em ações ambientais, os resultados geram bons frutos, são duradouros e a cidade ganha em saúde, em desenvolvimento e em qualidade de vida”, destaca o presidente do SAAE, Nelson Prianti Junior.

Dia ‘D’

A inauguração do Educador Móvel aconteceu no domingo (19), na praça de eventos do Jd. Pedramar, e contou com a participação da Fada da Prevenção, e do Chuá – Defensor da Água, mascote do SAAE. A ação foi batizada de “Dia D”, em referência ao combate à dengue. Na ocasião, foram realizadas diversas atividades, como caminhada, aulas de ginástica, ações educativas, gincanas infantis e palestras.

O Dia ‘D’ foi promovido pela Secretaria de Saúde do município, em parceria com o SAAE, Coletivo Cultura no Morro, Fundação Cultural de Jacarehy, Escola de Gestão Municipal, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, e Secretaria de Educação.

Como receber o Educador Móvel?

As lideranças comunitárias, empresas, escolas e demais órgãos podem agendar para receber o Educador Móvel do SAAE, por meio do e-mail [email protected], e telefone 3954-0300ramal 1604 ou 1695.

O veículo possibilitará ao SAAE levar conhecimento, ampliar a comunicação com os munícipes, realizar atividades educativas e socioambientais de forma interativa, por meio de jogos eletrônicos, oficinas, demonstrações e orientações técnicas, veiculação de vídeos de conscientização e muito mais.

O Educador Móvel faz parte do Programa de Interação e Educação sobre Saneamento (IES), criado em 2017 e que já contou com mais de 26 mil participantes.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *