Guia do Acervo do Arquivo Público e Histórico de Jacareí será lançado nesta quarta-feira

1 0

Compondo as ações da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) deste mês de dezembro, por meio da Diretoria de Cultura, será lançado nesta quarta-feira (15), o Guia do Acervo do Arquivo Público e Histórico da cidade. A ferramenta virtual é uma realização do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

O evento de lançamento será a partir das 19h, no próprio Arquivo Público, localizado na Rua Alfredo Schurig, nº 300. A entrada é gratuita e a cerimônia será aberta à população.

O Arquivo Público e Histórico de Jacareí tem um acervo de mais de 1.600 metros lineares de documentos que percorrem a história da cidade desde 1705 até 2021. São manuscritos, impressos, fotografias, plantas, mapas, registros sonoros, filmes e outros que, a partir de agora, estarão acessíveis à consulta da população já a partir do dia 15, por meio de um link no site da FCJ. A pessoa precisará entrar no link e colocar o login [email protected]br e a senha cultura2021. Depois disso, o acesso estará liberado.

Produzido pela historiadora e arquivista Patrícia Menezes, o Guia do Acervo funciona com base numa plataforma digital usada em todos os arquivos do mundo, o AtoM (Access to Memory).

“As histórias que podem ser contadas com os documentos são importantes para a gente entender um pouco mais sobre quem nós somos e sobre como chegamos até aqui. A história e a cultura servem para isso: para a gente ter bases para transformar nosso presente. O acervo Arquivo Público é a fonte de conhecimentos mais preciosa para isso”, comenta a realizadora do projeto.

A partir do Guia do Acervo, o Arquivo dá seu primeiro passo para a informatização do acesso ao seu patrimônio documental e passa a integrar a rede brasileira do Conselho Nacional de Arquivos, alinhando-se com instituições que estão conectadas com os mais modernos conhecimentos e tecnologias para a organização e preservação dos documentos.

Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *