Museu de Jacareí recebe a exposição Ocupação Indígena

1 0

O projeto Ocupação Indígena no Vale do Paraíba – no MAV e em sua casa apresenta a exposição no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), a partir desta quinta-feira (09), às 18h. A exposição também traz ações educativas compostas de atividades presenciais e de recursos tecnológicos, como a mostra virtual e dois games digitais que dialogam, complementam e enriquecem os conteúdos expostos.

Por meio do acervo de arqueologia preservado no museu, como composto de artefatos procedentes de diversos sítios arqueológicos de Jacareí e de outras localidades da região valeparaibanaa mostra fala sobre aspectos da ocupação indígena pré-colonial de aproximadamente 9 mil anos na região. A coleção de objetos, em seu predomínio, constitui-se de fragmentos de objetos cerâmicos (tigelas, vasilhas, igaçabas, urnas funerárias) e utensílios de pedra (materiais líticos).

Já a exposição virtual é composta por dois jogos digitais com objetivo de atrair o público jovem por meio de um game imersivo em 3D, com uma narrativa que proporcionará ao usuário uma experiência com a ocupação indígena no Vale do Paraíba e um casual game, que simulará uma navegação pelo rio Paraíba, estrada natural foco da região tratada no projeto.

De acordo com a equipe do projeto, a inserção tecnológica tem como objetivo potencializar os conteúdos e a ação educativa da exposição, que também disponibilizará ao público visitas orientadas para grupos específicos e a realização de palestras relativas ao tema.

O MAV, localizado na Rua XV de Novembro, nº 143, na região central de Jacareí, fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 16h30 e, aos sábados, das 10h às 14h. A mostra ficará disponível até 17 de dezembro de 2022.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.