Cerca de 150 pessoas participam da IV Caminhada em favor da Luta Antimanicomial em Jacareí

0 0

Cerca de 150 pessoas participaram da ‘IV Caminhada em favor da Luta Antimanicomial’, na manhã desta quinta-feira (26), em Jacareí. O evento foi organizado pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, em celebração ao o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, que promove a conscientização e discussão sobre a extinção de manicômios como um meio de tratamento psiquiátrico no Brasil.

O público presente caminhou do Pátio dos Trilhos até o Parque da Cidade, onde assistiu a diversas apresentações artísticas, como dança, música, coral e artesanatos, realizadas por pacientes das oficinas terapêuticas dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

“Antigamente, os pacientes psiquiátricos eram discriminados, trancados e escondidos. Como médica, vi inúmeras crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista, por exemplo, sendo tratadas como crianças doentes, o que sabemos que não são. Hoje em dia nós conseguimos, com muito trabalho, mudar essa visão da população. Parabéns a todos os profissionais e apoiadores envolvidos. Em Jacareí, somos exemplo na saúde psiquiátrica, e vamos continuar trabalhando para melhorar cada dia mais”, explicou Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí, durante discurso aos presentes.

CAPS

A política do CAPS é fruto de um longo processo de luta social que culminou com a reforma psiquiátrica, em 2001. O perfil de cuidado dos CAPS segue a linha dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como principal base a universalidade, equidade e integralidade.

Esse modelo vem substituindo progressivamente os manicômios, que são norteados por princípios excludentes, opressivos e reducionistas, e incentivando o convívio com a família e a comunidade.

Happy
Happy
50 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
50 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.