O laboratório STEAM incentiva os estudantes na criação de projetos inovadores, com integração das múltiplas disciplinas
Mais do que tecnologia, colocar “a mão na massa”. É assim que o educador Diego Coimbra define a metodologia de ensino STEAM, aplicado no Colégio SEPP de Jacareí.
Para a realização dos projetos, é necessária a integração de múltiplas disciplinas, unindo os conhecimentos aprendidos em sala de aula.
A metodologia STEAM está sendo aplicada para os alunos do Ensino Fundamental I e II e também do Ensino Médio.
Um dos projetos que ganhou destaque no Colégio foi criado pelos alunos do Ensino Médio. Trata-se de um protótipo de lutadores de sumo dentro de uma arena. Para desenvolvê-lo, os alunos projetaram os robozinhos, que embora sejam diferentes uns dos outros, têm em comum sensores de vários tipos: de proximidade; de cores; de luminosidade. A partir daí, foi feito um protótipo que poderia ter um melhor desempenho na luta. Utilizaram a ferramenta chamada Arduino, que é a união de uma placa de controle e com alguns comandos de programação e computador, o qual conduz o robô a andar para frente e virar a tantos graus. Os estudantes foram testando as hipóteses, colocando o robozinho dentro da arena e corrigindo o código da programação até conseguirem chegar ao modelo ideal de robô.
“Essa experiência ultrapassa as fronteiras do aprendizado. Forja o caráter dos nossos estudantes, que aprendem a lidar com desafios, inclusive interpessoais, pois todos os projetos são realizados em grupo. Além disso, passam a compreender na prática a aplicabilidade de todas as disciplinas: matemática, ciências, tecnologia, inglês, química, física, artes. A metodologia STEAM desenvolve valores juntamente com os conteúdos abordados e prepara alunos e cidadãos para os desafios do futuro”, enfatiza Eloísa Turci, diretora do Colégio SEPP.
Outro projeto de destaque lembrado por Diego foi o Master SEPP, concurso de culinária realizado pelos alunos. Os estudantes foram desafiados a elaborar receitas de lanches saudáveis. O concurso teve a participação de júri para avaliar as receitas.
“Quando falamos do STEAM, é comum as pessoas associarem a um projeto tecnológico, mas ele vai muito além da tecnologia, computador ou game. Qualquer coisa que eles coloquem a mão na massa pra fazer, aprender na prática, podemos falar que é STEAM, ressalta Diego.
Sobre a Metodologia STEAM
Em inglês, a sigla STEAM vem de “Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics”. E o nome dessa metodologia foi dado nesse idioma por ela ter sido criada nos Estados Unidos, na década de 90.
Visa mesclar conhecimento nessas diferentes áreas, de maneira integrada, para preparar o aluno para resolver problemas usando o conhecimento multidisciplinar.
Como vantagens, além da interdisciplinaridade proposta pela metodologia STEAM, ela também induz o discente a trocar mais com os colegas. Assim, ajuda a formar pessoas prontas para colaborar com os demais e com mais facilidade de trabalhar em grupo. Mais uma vez, esse é um ponto positivo, que é considerado quando um profissional é selecionado para o mercado de trabalho.
Na metodologia STEAM o professor não é o centro da aula. Cabe a ele o papel de mediador. É o docente que vai convidar a turma a aprender fazendo. Dessa forma, as aulas se tornam mais instigantes e inspiradora.
Sobre o Colégio Sepp
O Colégio SEPP iniciou suas atividades em 7 de novembro de 1977. A busca de um alto nível de ensino, que prepare nossos alunos para os vestibulares, sem deixar de lado a formação de um cidadão completo, sempre foi o nosso objetivo. Com criatividade, trabalho em equipe e inovação, nossa escola prepara os jovens para os desafios do mundo moderno.
Missão
Valores
Serviço:
Colégio Sepp – Do Berçário ao Ensino Médio
Unidade 1 – Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Rua Barão de Jacareí, 1212 – Centro – Jacareí/SP
Unidade 2 – Berçário e Fundamental I
Rua Maria Vicentina de Jesus Silva, 55 – Jd. Califórnia
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