Dia da Nossa Senhora Imaculada da Conceição: conheça a história da padroeira da cidade

0 0

Nesta quinta-feira (8), é o dia da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a padroeira de Jacareí. Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria. No Brasil, tornou-se uma tradição montar a árvore de natal nesta data.

O data é celebrada há mais de 100 anos e teve início na Bahia, quando Tomé de Souza chegou a Salvador trazendo uma escultura da santa. Existem cerca de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada no Brasil, já que ela foi protetora do nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por D. Pedro l. Entretanto, no século XX, o título cedeu lugar a Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.

Em Jacareí, a Matriz Imaculada Conceição foi a primeira igreja erguida sob a proteção da Nossa Senhora da Conceição. No século XVIII, essa capela foi demolida e, ao lado, foi construída a atual. A Igreja Matriz Imaculada Conceição foi o centro do desenvolvimento de Jacareí e hoje, tanto ela quanto as construções ao seu redor, são marcos fundamentais da história jacareiense.

História da cidade

O povoamento de Jacareí começou, em 1652, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Parayba, pela iniciativa de Antônio Afonso e seus três filhos. Foi elevada a vila em 22 de novembro de 1653 e tornou-se cidade em 3 de abril de 1849. Antigo caminho para as “minas gerais”, usando o rio Paraíba, Jacareí passou de humilde pousada colonial de tropeiros, ao longo dos anos, para cidade progressista, a partir de 1790, com o café no Vale do Paraíba.
O núcleo inicial “parece ter sido” a Capela do Avareí (1728) e depois o Largo da Matriz (século XIX), que foi urbanizado na década de 1930. Atualmente, o largo da Matriz é palco das festas em homenagem à padroeira da cidade, Imaculada Conceição, que são realizadas há mais de 100 anos. O dia da padroeira é 8 de dezembro, feriado municipal. Em 1920, a igreja passou por uma reforma, na qual foram imprimidos os traços atuais.
Já a Santa Casa de Misericórdia, teve a sua instalação oficializada em 1850. A edificação do hospital foi feita graças a donativos arrecadados e pelo trabalho gratuito dos negros escravos, cedidos pelos senhores abastados. Em 1854, terminada a primeira parte da construção e feitas as instalações preliminares, a Santa Casa começou a funcionar. O Brasão, a Bandeira e o Hino Oficial da cidade foram instituídos por lei municipal em 1952, 1961 e 1969, respectivamente.
Existem duas hipóteses diferentes para a origem do nome “Jacareí”. Segundo uma delas, há muito tempo havia um grande número de jacarés nas lagoas e no Rio Paraíba do Sul. Durante a realização de reunião social, à margem do rio próximo à lagoa, uma das pessoas que ali se divertia, olhando a grande quantidade de jacarés, fez uma observação sobre a cena. Foi esta simples interjeição, que ligada a jacaré, deu como resultado: Jacareí. A outra hipótese é a palavra vir do tupi-guarani – icare-ig – que significa “Rio dos Jacarés”.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *