O projeto de lei do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) foi apresentado pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Comissão Permanente de Defesa do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Suinã, em Audiência Pública realizada na última terça-feira (20), no plenário da Câmara Municipal. O encontro foi transmitido ao vivo pela TV Câmara de Jacareí e está disponível clicando aqui.
A secretária de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, Claude Mary de Moura, abriu os trabalhos, destacando: “A ideia é que a cidade de Jacareí tenha diretrizes para a conservação da Mata Atlântica, transformando o PMMA em lei. Estamos fazendo a nossa parte, deixando o plano estruturado para os próximos anos”.
Os biólogos do Instituto Suinã fizeram a demonstração do Plano para o público presente. Enfatizaram a importância de um projeto de continuidade a longo prazo para o município. O secretário de Infraestrutura Edgard Sasaki também prestigiou o evento e lembrou o Prêmio Cidades Sustentáveis, que o projeto Renascentes de Jacareí recebeu na última sexta-feira (16), na categoria Ambiental.
O objetivo central deste PMMA é a conservação e restauração da Mata Atlântica de Jacareí, buscando integrar diferentes ações, como: Educação Ambiental; revisão de ferramentas de gestão para implantar ações de fiscalização e monitoramento específicos; técnicas de agricultura conjugadas à conservação ambiental; incentivos financeiros para a conservação, proteção e restauração de ambientes naturais e visando também o aumento da resiliência do munícipio frente às mudanças do clima.
Para saber mais sobre o Planos da Mata, clique aqui. Informações sobre o Instituto Suinã, clique aqui e detalhes da ONG ambiental brasileiraFundação SOS Mata Atlântica, clique aqui.