Neste mês de julho, o Hospital São Francisco de Assis recebeu o aparelho de aceleração linear que vai equipar o novo setor de Radioterapia. O Hospital foi escolhido em 2012 pelo Governo Federal para a instalação deste novo serviço, fazendo parte do PERSUS (Plano de Expansão de Radioterapia) que prevê a cobertura em regiões consideradas estratégicas para o tratamento contra o câncer.
O aparelho de aceleração linear utiliza ondas eletromagnéticas de alta frequência para acelerar partículas carregadas através de um tubo linear. Com isso, este aparelho gera uma forma de radiação e direciona para a área específica a ser tratada. Essa radiação destrói o tecido doente.
Esse aparelho contará com o recurso IMRT (em tradução a sigla significa Radioterapia de Intensidade Modulada), uma tecnologia avançada que permite entregar as doses de radiação somente na região tumoral, isso reduz a toxicidade do tratamento, protege os tecidos sadios e reduz o número de seções e terá a capacidade média de 90 aplicações/dia.
O Acelerador Linear teve sua instalação mecânica concluída neste mês, mas, com o atraso causado pela pandemia, o setor de Radioterapia tem previsão para iniciar suas atividades no final de 2023 ou início de 2024. Porém, o Hospital São Francisco de Assis está realizando diversas campanhas para arrecadar recursos para mobiliar todo o novo prédio que atenderá pacientes em tratamento oncológico na região.