Jacareí lança programa de artesanato e cadastro para artesãos da cidade

1 0

A Fundação Cultural de Jacarehy lançou o programa municipal de artesanato voltado ao estímulo e capacitação do setor, visando geração de renda e oportunidades em feiras e eventos. 

 

O Programa “Artesanato Jacareí” terá várias etapas e neste momento será aberto, a partir do próximo dia 08, um cadastramento para os artesãos, artistas e mestres da cultura atuantes no município.

 

Por meio desse cadastro será possível conhecer o perfil e diversidade da produção artesanal no município e criar estratégias direcionadas para aperfeiçoamento e disseminação do saber fazer. O objetivo do programa é fortalecer as tradições, além de gerar identidade própria para incentivo turístico e preservação do patrimônio cultural imaterial, buscando unicidade de toda cadeia produtiva. 

 

Os cadastrados serão chamados para participar de cursos, oficinas e também receberão toda orientação para formalização profissional e  gestão de seu negócio. 

 

“O lançamento do Programa Municipal de Artesanato ‘Artesanato Jacareí’ visa não apenas estimular e capacitar nossos artesãos locais, mas também fortalecer as tradições culturais e impulsionar a economia da nossa cidade.”

Quem pode e como se cadastrar?

  • Todos os artesãos, atuantes e residentes em Jacareí.

  • O Cadastramento poderá ser feito de forma virtual, através do preenchimento do link (https://forms.gle/2mZQ8vp1HWJ6VWsT7)  ou de forma presencial na Diretoria de Cultura da Fundação Cultural de segunda a sexta das 09h às 14h,

  • Mais informações podem ser obtidas através do telefone 1239510710 ou email [email protected]

O preenchimento do cadastro poderá ser feito até o dia 19 de junho

 

O Artesanato na Cidade

 

Jacareí, orgulhosamente, traz consigo uma tradição rica e vibrante no campo do artesanato, destacando-se pela notável modelagem do barro com as habilidades do saber fazer das “Paulistinhas”. Esta arte única, transmitida através de gerações, enraíza-se na habilidade e paixão dos artesãos locais, notavelmente exemplificada pelo Mestre Artesão Geraldo Magela.

A tradição do saber fazer do bolinho caipira também desempenha um papel fundamental na identidade jacareiense, incorporando os sabores e técnicas autênticas que refletem a história e a cultura local. Este legado gastronômico não apenas delicia paladares, mas também fortalece os laços comunitários, preservando a autenticidade das tradições culinárias.

Além de sua riqueza cultural, o artesanato em Jacareí desempenha um papel vital na economia local. Os produtos artesanais não só carregam consigo a herança cultural, mas também se tornam fontes de sustento para muitos artesãos, impulsionando a importância econômica do setor.

O programa de artesanato é concebido não apenas para preservar e promover as tradições jacareienses, mas também para catalisar o desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando um cenário propício para os artesãos prosperarem. Ao fundir a tradição da modelagem do barro, o saber fazer do bolinho caipira e a inovação contemporânea, buscamos criar uma identidade única que celebre a autenticidade, inspire o talento local e fortaleça os laços com a comunidade jacareiense.

Mais informações sobre a inscrição e atividade nos canais Oficiais da Fundação Cultural de Jacarehy, no site: cultural.com.br e @culturajacarei_ .

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *