Tânia Alves, Tonico Ferreira e Paulo Betti estão entre os elencos dos 70 filmes da mostra; Tânia e Betti serão homenageados com menção honrosa de melhor atriz e ator, respectivamente.
Começa nesta sexta-feira a 4ª edição da ”Mostra Mostro” – Festival de Cinema Fantástico de Jacareí. O evento é destinado a produções independentes, amadoras ou profissionais, do chamado “cinema fantástico”, gênero reúne produções de terror ou horror, ficção científica ou fantasia.
Serão três dias de exibição gratuitas, (entre sexta, dia 3, e domingo, 5) dos 70 filmes selecionados para competir em oito diferentes categorias. Entre as produções estão os curtas “A sombra da Terra”, do diretor Marcelo Domingues, e “O aniversário do Seu Lair”, de Dácio Pinheiro, que abrigam em seus elencos Paulo Betti, no primeiro, Tânia Alves e Tonico Ferreira, no segundo.
A abertura será no Parque da Cidade, a partir das 18h, e as sessões nos dois dias seguintes serão na Sala Mário Lago, no Pátio do Trilhos, centro, sempre a partir das 14h. Além dos filmes, a programação ainda inclui uma apresentação de dança na abertura e um bate-papo sobre produção independente no segundo dia.
“Essa é uma experiência de um evento que participei em Aracajú (SE), com um dos meus filmes. Depois, fizemos uma pesquisa sobre eventos do gênero para trazer para o formato para Jacareí. A resposta foi muito boa, com a participação de mais de 240 filmes inscritos, de todos os lugares do Brasil e de oito países diferentes”, disse o diretor e organizador, Vinícius J. Santos.
PREMIAÇÃO – A atriz Tânia Alves e o ator Paulo Betti serão homenageados com “menção honrosa” pela participação deles em seus respectivos filmes. Segundo a organização, a menção é uma forma de reconhecimento, sem tornar injusta a disputa com os demais atores que disputam os prêmios na mostra competitiva. A menção honrosa aos “globais” foi a única anunciada previamente. Todos os demais vencedores serão conhecidos ao final do último dia de evento.
Além do prêmio principal da “Mostra Monstro” e de uma categoria específica para as produções internacionais, a competição inclui também uma categoria somente para filmes do Vale do Paraíba, somente de Jacareí, produções infantis, documentários, filmes trash, além de uma destinada apenas à produções de mulheres e comunidade LGBTQIA+, povos indígenas e as pessoas negras.
Os vencedores serão anunciados no último dia e cada premiado receberá o tradicional “Troféu Monstro”, com o Jacaré mascote do evento.
A entrada é gratuita e não há restrição de idade ao público. Mais informações podem ser obtidas no site do evento (https://www.festivalmonstrojacarei.com.br/).
O 4º Festival de Cinema Fantástico de Jacareí tem o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy – José Maria de Abreu e da Prefeitura da cidade. A mostra foi escolhida no edital municipal da Lei Paulo Gustavo.