A Prefeitura de Jacareí divulga o balanço das ações de combate à dengue realizadas na última semana, entre 24 e 30 de junho, em trabalho conjunto das Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana.
Vistorias domiciliares
A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde realizou vistorias nos imóveis, em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti. No período acima, foram priorizadas regiões de grande incidência: trechos dos bairros Veraneio Irajá e Jardim São Luís, além de ações pontuais no Jardim Esper, Residencial Santa Paula, Cidade Jardim, Igarapés, Jardim Colônia e Parque Califórnia.
Entre os dias 24 e 30 foram vistoriados 4.141 imóveis, enquanto 1.860 estavam fechados, impedindo os trabalhos. Já a atividade de nebulização foi realizada em 751 imóveis, enquanto 225 estavam fechados. Nesta semana será realizada a Avaliação de Densidade Larvária em diversos bairros do município.
Também na última semana, a Secretaria de Saúde realizou 188 consultas por suspeita de dengue, nas UPAs e na Rede de Atenção Básica (UBS e UMSF), onde foram feitos 182 testes. Atualmente, Jacareí está com 29.926 casos confirmados de dengue.
Operação Cata-Treco
Nos últimos meses, o serviço está atendendo aos bairros indicados pela Vigilância Epidemiológica, auxiliando no combate a dengue, visitando regiões com altos índices de casos. A operação também evita que terrenos baldios, praças, rios e calçadas virem pontos de descarte irregular. Ao mesmo tempo, são realizados serviços de limpeza e varrição nas vias.
Na última semana, o serviço de cata-treco recolheu mais de cinco toneladas de materiais nos bairros Veraneio Ijal e Jardim São Luís, como móveis velhos, eletrodomésticos, plásticos, papelão, vidro e metais em geral.