Câmara de Jacareí deve retornar discussão sobre fim de intervenção na Santa Casa

0 0

A Câmara Municipal determinou o prosseguimento do projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Jacareí a responder pelos efeitos financeiros decorrentes do fim da intervenção da Santa Casa de Misericórdia.

A proposta pode ser incluída extraordinariamente na pauta da Ordem do Dia desta quarta-feira (14).

O anúncio do retorno da discussão foi feito por meio de despacho do presidente da Casa, vereador Abner Rosa (PSD), no dia 5 de agosto. No documento, o parlamentar justificou a decisão em função da Resolução nº 198, normativa expedida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo em 19 de julho, que proíbe a complementação de recursos financeiros às entidades sob intervenção municipal, situação em que se encontra a Santa Casa de Jacareí.

O Projeto de Lei nº 4/2024, que trata do fim da intervenção da Prefeitura na Santa Casa, foi protocolado na Câmara em março de 2024 sob regime de urgência e incluído na Ordem do Dia de 4 de abril e retirado de votação pelo presidente.

A medida foi motivada pelo membro da Comissão Permanente de Constituição e Justiça (CCJ), vereador Hernani Barreto (Republicanos), que emitiu seu voto em separado dissidente (ofício 037/2024), considerando a ampliação do debate e participação popular, inclusive do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de apontamentos relacionados ao “mérito da demanda, em especial questões de natureza financeira”.

O prazo do regime de urgência deve ser recalculado na forma do artigo 115, parágrafo 4º, do Regimento Interno, à vista do caráter modificativo dos balanços apresentados posteriormente ao protocolo do projeto”, disse Barreto.

Encaminhado para análise da Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJ), a consultoria emitiu parecer favorável ao adiamento em função de o “projeto original fazer menção quanto à existência do Anexo I, no entanto, tal documento não acompanhou o projeto”.

Após o parecer (opinativo), o presidente da Câmara acolheu a orientação jurídica e solicitou ao prefeito (autor da proposta) cópia de documentação referente ao balanço patrimonial e apresentação de fluxo de caixa das atividades operacionais da Santa Casa, de acordo com o ofício do Gabinete da Presidência nº 107/2024, emitido em 13 de março de 2024.

Assim, a inclusão das novas documentações ao projeto original permitiu a alteração do prazo de regime de urgência de 27 de março para o dia 5 de abril de 2024.

A entidade segue sob intervenção da Prefeitura de Jacareí desde 2003, na gestão do ex-prefeito Marco Aurélio de Souza. A última renovação contratual aconteceu em novembro de 2018 – na primeira gestão do prefeito Izaias José de Santana – que prorrogou o prazo por mais seis meses para que a Prefeitura pudesse finalizar estudo de dívidas e de comprometimento futuro de receitas da Santa Casa.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *