A prefeitura de Jacareí confirmou na noite de ontem (18), o primeiro caso de Mpox neste ano.
O NJ entrou em contato com a prefeitura para esclarecimentos.
Veja na íntegra a resposta:
“A Secretaria de Saúde de Jacareí informa que tem registrado um caso de Mpox no município. Segundo informações obtidas, o paciente encontra-se estável em seu quadro clinico. A Secretaria salienta que prossegue monitorando a situação da doença na cidade. Este não é o primeiro caso da região, pois outros municípios também já registraram casos”.
Mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos) é uma zoonose causada pelo vírus mpox, do gênero Orthopoxvirus. A mpox é caracterizada por erupções cutâneas ou lesões na pele que geralmente se concentram no rosto, nas palmas das mãos e nas solas dos pés.
Como se pega – Contato direto com as lesões, secreções corporais ou gotículas respiratórias de uma pessoa infectada; Contato com objetos contaminados, como roupas de cama, toalhas ou utensílios; Contato com animais silvestres, como roedores, que podem ser portadores do vírus.
Sintomas- Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
Algumas medidas que podem ser adotadas para tratar a mpox são:
- Manter as lesões limpas e secas para evitar infecções secundárias •
- Usar enxaguantes bucais e colírios, mas evitar produtos com cortisona
- Lavar as feridas na boca com água salgada
- Tomar banhos quentes com bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio (sal de Epsom) para ajudar com as feridas no corpo a
- Tomar analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor e a febre
- Cobrir as erupções com um curativo
úmido - Evitar tocar em qualquer ferida na boca ou nos olhos