AJAHS, em parceria com a Prefeitura de Jacareí, promove nos dias 3, 4 e 5 de agosto o “1º 10 de Agosto de Jacareí – Dia Internacional da Superdotação”. Evento é voltado à formação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino e terá, excepcionalmente na terça-feira, 30 vagas para a comunidade AH/SD de Jacareí e região.
Jacareí inicia uma nova etapa no reconhecimento, acolhimento e desenvolvimento das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Nos dias 3, 4 e 5 de agosto de 2026, a Associação Jacareiense de Altas Habilidades/Superdotação (AJAHS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacareí, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, promove o “1º 10 de Agosto de Jacareí – Dia Internacional da Superdotação”.
A iniciativa faz alusão ao 10 de agosto e nasce com um propósito que ultrapassa a celebração de uma data: ampliar a informação, capacitar educadores, aproximar famílias, especialistas, poder público e sociedade civil e, principalmente, contribuir para que crianças, jovens e adultos com AH/SD sejam identificados, compreendidos e tenham suas potencialidades reconhecidas.
Um dos principais desafios enfrentados nessa área é justamente a invisibilidade. Muitas pessoas com Altas Habilidades/Superdotação podem passar pela escola e por diferentes espaços sociais sem identificação adequada. Por isso, um dos objetivos centrais da iniciativa é contribuir para a redução da subnotificação, especialmente por meio da formação daqueles que convivem diariamente com os estudantes.
Uma nova era para Jacareí
Para Jossiane Tamashiro, presidente da AJAHS, a realização da primeira edição representa o início de um movimento que pretende deixar um legado permanente para a cidade.
> “A AJAHS tem o prazer de apresentar o ‘1º 10 de Agosto de Jacareí – Dia Internacional da Superdotação’. Celebramos o início de uma nova era para nossa cidade, marcada por mais informação, capacitação e preparo. Um compromisso com o acolhimento e a inclusão das famílias, crianças e adultos com Altas Habilidades/Superdotação.”
A proposta da Associação é contribuir para que a temática das AH/SD seja cada vez mais conhecida e compreendida, aproximando conhecimento científico, práticas educacionais, direitos e experiências vivenciadas pelas próprias famílias.
Para Fabricius Tremocoldi Stipp, mantenedor do Colégio Hexagonal e membro da Diretoria da AJAHS, ampliar os referenciais utilizados pelos profissionais da educação é uma das condições para enfrentar a invisibilidade e a subnotificação.
> “Precisamos ampliar a abrangência do nosso olhar, buscando novos referenciais teóricos, novas perspectivas e novas abordagens. O grande desafio é retirar essas pessoas da invisibilidade. Quanto mais preparada estiver a rede para reconhecer as diferentes manifestações das Altas Habilidades/Superdotação, maiores serão as possibilidades de reduzirmos a subnotificação e oferecermos oportunidades compatíveis com o potencial de cada pessoa.”
Evento fechado e formação dos profissionais da Rede Municipal
A programação dos três dias tem como foco central a formação e a sensibilização dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Jacareí. Portanto, é importante destacar que se trata de um evento institucional fechado, não aberto indiscriminadamente ao público.
Na segunda-feira, 3 de agosto, o Teatro Municipal Ariano Suassuna recebe os profissionais da Rede Municipal em dois períodos de formação: das 8h30 às 11h45 e das 13h30 às 16h45.
O objetivo é ampliar o repertório dos educadores para que possam compreender as diferentes manifestações das Altas Habilidades/Superdotação, conhecer novos referenciais teóricos e aperfeiçoar o olhar para possíveis indicadores apresentados pelos estudantes.
A programação continua nos dias 4 e 5 de agosto, aprofundando o diálogo e a capacitação. Na quarta-feira, as atividades também contemplam profissionais ligados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A expectativa é que a formação não se encerre no evento, mas contribua para a construção de uma rede cada vez mais preparada para reconhecer, orientar, encaminhar e acolher.
Terça-feira terá abertura especial: apenas 30 vagas para a comunidade AH/SD
Embora o evento seja direcionado aos profissionais da Rede Municipal, a AJAHS reservou uma oportunidade especial para aproximar a iniciativa das famílias e da comunidade.
Na terça-feira, 4 de agosto, às 19h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, serão disponibilizadas apenas 30 vagas externas para a comunidade de Altas Habilidades/Superdotação de Jacareí e região.
A participação será realizada exclusivamente mediante inscrição prévia pelo WhatsApp (12) 99117-1746 e posterior confirmação da organização.
É importante ressaltar que o envio da inscrição não garante automaticamente a participação. Em razão da capacidade do espaço e do número limitado de vagas, o interessado deverá aguardar a confirmação da AJAHS.
Referências nacionais no debate sobre Superdotação estarão em Jacareí
Outro grande destaque da programação é a presença de Dra. Vanessa Pavani Mello e Carla de Souza Brolezzi, duas importantes referências na mobilização e no debate brasileiro sobre Altas Habilidades/Superdotação, identificação, direitos, inclusão e políticas públicas.
A presença das especialistas reforça a dimensão formativa do encontro e aproxima Jacareí de discussões que vêm ganhando espaço nacionalmente sobre a necessidade de identificar e atender adequadamente pessoas com AH/SD.
A Dra. Vanessa Pavani Mello reúne uma trajetória interdisciplinar entre Direito, Educação e Neurociências, com atuação especialmente relacionada ao Direito Educacional e à defesa dos direitos das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação e dupla excepcionalidade.
Advogada e pedagoga, possui formação complementar envolvendo áreas como Educação Especial com ênfase em AH/SD, Neurociências, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia, além de formação em Family Engagement in Education, pela Harvard University.
É também coautora da obra Almas de Ouro: os superdotados e desenvolve atuação voltada à interface entre educação, direitos, inclusão e desenvolvimento das pessoas superdotadas.
Sua trajetória alcança ainda o debate de políticas públicas em âmbito nacional, com participação em espaços institucionais de discussão sobre os direitos e as necessidades das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação.
Ao lado dela estará Carla de Souza Brolezzi, fundadora do Movimento Civil Superdotação no Mapa e presidente da Associação Superdotação no Mapa, organização que vem desempenhando importante papel na mobilização da sociedade civil em torno da visibilidade e dos direitos das pessoas superdotadas.
Carla possui atuação diretamente relacionada à articulação de famílias, conscientização social e defesa da construção e do aperfeiçoamento de políticas públicas para AH/SD, contribuindo para ampliar a presença da pauta nos espaços institucionais e no debate público brasileiro.
Sua trajetória também inclui participação em discussões nacionais sobre políticas destinadas às pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, aproximando a experiência das famílias e da sociedade civil dos espaços responsáveis pela formulação de políticas públicas.
A presença de Vanessa Pavani Mello e Carla Brolezzi em Jacareí coloca os profissionais da Rede Municipal e a comunidade em contato com duas protagonistas do movimento contemporâneo pela maior visibilidade das Altas Habilidades/Superdotação.
Mais do que palestras, a proposta é proporcionar um encontro entre referenciais teóricos, legislação, experiência das famílias e prática educacional, oferecendo novos instrumentos para que os profissionais possam ampliar seu olhar sobre as diferentes manifestações da superdotação.
Colégio Hexagonal, Elis Vacinas e Ibis Hotel Jacareí são Patrocinadores Master
A realização de uma iniciativa dessa dimensão também depende da mobilização da sociedade civil e da iniciativa privada.
Nesse movimento, Colégio Hexagonal de Jacareí, Elis Vacinas e Ibis Hotel Jacareí assumem posição de especial destaque como PATROCINADORES MASTER do “1º 10 de Agosto de Jacareí”, representando o principal nível de patrocínio desta primeira edição.
O apoio das três instituições contribui diretamente para viabilizar uma programação destinada à formação dos profissionais da educação, à conscientização da sociedade e ao fortalecimento da rede de apoio às pessoas com Altas Habilidades/Superdotação.
Ao assumirem o patrocínio máximo do evento, as três organizações também demonstram que a construção de uma sociedade capaz de reconhecer e desenvolver diferentes potencialidades depende do envolvimento de múltiplos setores.
A participação dos Patrocinadores Master reforça, portanto, uma das mensagens centrais da iniciativa: retirar as pessoas com Altas Habilidades/Superdotação da invisibilidade é uma causa coletiva, que precisa aproximar educação, saúde, famílias, poder público, iniciativa privada e sociedade civil.
Uma rede de empresas e instituições abraça a causa
Além dos três Patrocinadores Master, a iniciativa reúne uma importante rede de organizações que decidiu apoiar o trabalho desenvolvido pela AJAHS.
Participam desse movimento Universidade Anhembi Morumbi, Unidade Médica, Espaço Terapêutico Crescer e Aprender, Gusto Restaurante – Villa Branca, Irmãs Boleira & Banin Sabor e Arte e Clínica Monfredini.
O Nossa Jacareí participa como Divulgador da Causa, exercendo papel estratégico na ampliação do alcance das informações e ajudando a colocar as Altas Habilidades/Superdotação no debate público de Jacareí e região.
A diversidade dos parceiros — envolvendo educação, saúde, ensino superior, hotelaria, gastronomia, comunicação e outros segmentos — demonstra que a construção de uma sociedade mais preparada para reconhecer as diferentes potencialidades depende de uma verdadeira rede de colaboração.
Cada instituição que se aproxima da causa contribui para ampliar sua visibilidade e para mostrar que reconhecer pessoas com AH/SD não é responsabilidade exclusiva da escola ou das famílias.
O evento termina. A causa continua.
O “1º 10 de Agosto de Jacareí” nasce com a intenção de representar muito mais do que três dias de programação.
A expectativa da AJAHS é contribuir para consolidar uma agenda permanente de informação, formação, conscientização, identificação e acolhimento, aproximando poder público, profissionais da educação, famílias, especialistas, empresas e sociedade civil.
A pergunta que impulsiona esse movimento é simples, mas necessária:
Quantas crianças, jovens e adultos ainda permanecem invisíveis porque seus potenciais não foram reconhecidos?
Reduzir essa invisibilidade exige conhecimento. Exige profissionais preparados. Exige escuta das famílias. Exige novos referenciais. Exige políticas públicas. E exige participação social.
É justamente a união desses diferentes atores que começa a ganhar força em Jacareí.
O evento dos dias 3, 4 e 5 de agosto representa, portanto, um ponto de partida para uma construção que deverá permanecer muito depois do encerramento das atividades.
Porque reconhecer um potencial pode transformar uma trajetória. Preparar uma rede para reconhecê-lo pode transformar milhares delas.
—
1º 10 DE AGOSTO DE JACAREÍ — DIA INTERNACIONAL DA SUPERDOTAÇÃO
3, 4 e 5 de agosto de 2026
Realização: AJAHS — Associação Jacareiense de Altas Habilidades/Superdotação
Parceria: Prefeitura Municipal de Jacareí / Secretaria Municipal de Educação
Patrocinadores Master: Colégio Hexagonal de Jacareí • Elis Vacinas • Ibis Hotel Jacareí
Patrocinadores e apoiadores: Universidade Anhembi Morumbi • Unidade Médica • Espaço Terapêutico Crescer e Aprender • Gusto Restaurante – Villa Branca • Irmãs Boleira & Banin Sabor e Arte • Clínica Monfredini
Divulgador da Causa: Nossa Jacareí
TERÇA-FEIRA — 4 DE AGOSTO | 19H
Abertura especial para a comunidade AH/SD de Jacareí e região.
Apenas 30 vagas externas.
Inscrições pelo WhatsApp: (12) 99117-1746
A inscrição não garante automaticamente a vaga. A participação será efetivada somente após a confirmação da organização.
Acolher • Reconhecer • Potencializar
Mais informação para reconhecer. Mais preparo para acolher. Mais oportunidades para potencializar.




