Compartilhe

A cidade de Jacareí está representada em um debate para discutir como lidar com assuntos como luto, morte e violência nas escolas. Para isso, a Undime São Paulo convocou seu conselho de representantes, que reúne Dirigentes Municipais de Educação de quase 500 municípios do Estado que são filiados à entidade, para um debate nesta segunda-feira (8) sobre violência nas escolas e promoção de saúde emocional de professores, alunos e familiares. A secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino está participando do evento.
Para os organizadores, nenhuma escola está realmente preparada para lidar com uma tragédia como a da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, em que dez pessoas morreram. Passado o choque inicial, é preciso discutir como preparar professores e gestores para lidar com questões como violência e planejar ações de prevenção.
O objetivo do encontro é discutir as diretrizes da campanha que será lançada com o objetivo de incentivar a criação de políticas públicas fundamentadas e eficientes. O público alvo da campanha será toda a comunidade escolar: gestores, funcionários, professores, alunos, familiares e moradores das comunidades do entorno das escolas.
Foram convidados para palestras seguidas de debate Ernesto Farias do IEDE, que vai abordar como dados sobre violência podem ajudar as comunidades escolares a se organizar para tomar as medidas apropriadas, e as psicólogas Gabriela Casellato Santos e Patrícia Hernandez, do Instituto 4 Estações, especializado em atendimento a indivíduos, comunidades e escolas em situação de emergências, luto e violência.
A mediação do debate será feita pela psicóloga e também secretária municipal de Educação, Cristiana Berthoud, especialista em famílias e comunidades e membro da diretoria executiva da Undime São Paulo.


Comentar via Facebook

Comentário(s)