Colunista do NJ fala sobre como as mudanças climáticas podem interferir no seu computador

0 0

O Computador , o Calor e a Tempestade

As mudanças climáticas vem infernizando a vida das pessoas, o clima esta totalmente maluco, muito frio num dia e muito quente no outro, com temperaturas batendo recordes a todo mês.

A estações do anos já não estão bem definidas. Culpa do aquecimento global, do fim do calendário Maia, das previsões de Nostradamus, do buraco da camada de ozônio.

O fato é que estamos tendo dias mais quentes e tempestades típicas de verão durante todo o ano. Até os dias frios de inverno, já não são mais tão frios assim. E até onde isto pode afetar o microcomputador?

Quando o micro está localizado em um local quente, a sua temperatura interna é bem mais alta. O ambiente pode estar a, digamos, 35oC enquanto o seu interior está pelo menos 20o mais quente, chegando assim a fáceis 55oC. Esses 55oC de temperatura interna é que são prejudiciais. O ar condicionado é uma das formas de resolver o problema. Se em um ambiente refrigerado a 25oC o gabinete está a 20o mais quente, a temperatura interna é de 45oC, bem melhor que os 55oC obtidos sem ar condicionado. Existem coisas que podem ser feitas para melhorar esta ventilação. Uma delas é evitar deixar a parte traseira do micro muito próxima à parede traseira do computador. Se você tem intimidade com o interior do computador, é bom abri-lo e arrumar os cabos internos de tal forma que não atrapalhem o fluxo de ar. Com esses pequenos cuidados, a eficiência da ventilação interna é melhorada, e pode-se assim fazer com que a diferença de temperatura seja de, digamos, 10o ao invés de 20o.

Mesmo com o ar condicionado, o micro ainda pode ter problemas, não relacionados ao calor, e sim à condensação da umidade do ar. Quando o micro está em local com ar condicionado muito forte, seus componentes podem ficar a uma temperatura muito baixa (é claro, isto ocorre apenas quando o micro está desligado). Se desligarmos o ar condicionado e abrirmos as janelas, a umidade se condensará nas placas do computador, o que causará uma forte oxidação dos metais, causando mau contato. A melhor regra para evitar este problema é sempre cobrir o computador com capas plásticas assim que for desligado.

E a chuva? É  bom tomar muito cuidado. Aliás, quando temps uma tempestade é perigoso até mesmo usar o telefone. Quanto ao micro, você deve tomar duas providências: Desligar a tomada telefônica (no caso de computadores com modem) e desliga-lo também da tomada da rede elétrica. Aliás, se você tem em casa outros aparelhos caros, é conveniente desconectá-los de suas tomadas durante tempestades. Se você viajar, deixe tudo desconectado, pois poderá cair uma tempestade na sua ausência.

E depois que a chuva termina, o maior problema se torna a interrupção no fornecimento de energia elétrica. Alguns usuários menos cuidadosos ligam o micro novamente assim que a energia elétrica retorna. Procedendo desta forma, correm o risco de perder os arquivos durante outra interrupção de energia. O procedimento correto é esperar algum tempo, pelo menos meia hora, para ter certeza de que a energia realmente esta normalizada.

É isto ai pessoal, semana que vem tem mais….

Até a próxima…

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *