Imagens sacras são tema de oficina

1 0

Em Jacareí, uma oficina vai ensinar a esculpir as tradicionais “Paulistinhas”, imagens sacras dos séculos 18 e 19, por meio de modelagem e queima de argila. Os interessados já podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 30 de maio no Instituto Sapucaia – avenida São João, 206 –, das 14h30 às 18h30. As aulas terão início em 6 de junho, às segundas e terças-feiras, nos períodos da tarde e à noite. São 30 vagas.

A oficina faz parte do projeto Figuras do Vale – Paulistinhas, Divinos e Presépios, beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. O projeto, de autoria do artista plástico Geraldo Magela, consiste na realização de oficinas ligadas ao universo rural, usando técnicas de modelagem e queima da argila e de empapelamento.

Segundo Magela, o projeto propõe a confecção de figuras que representam a cultura e a religiosidade da região como Paulistinhas, presépios, oratórios e divinos. “Serão ensinados a técnica e o contexto histórico, mas a ideia é que cada aluno produza as figuras conforme sua imaginação”, destaca Magela. As oficinas serão realizadas em três módulos, começando com Paulistinhas. O segundo módulo é Presépios e o terceiro, Oratórios e Divinos. Cada módulo tem duração de três meses.

Paulistinhas – As Paulistinhas são imagens sacras dos séculos 18 e 19. A coleção do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, em Jacareí, representa o segundo maior acervo do Estado de São. As imagens representam santos e trazem esse nome por ser de São Paulo e eram usadas pelos colonos pobres em suas orações, enquanto os fazendeiros (barões do café) preferiam comprar luxuosas imagens de santos vindas da Europa.

Feitas de madeira ou barro policromado, as Paulistinhas variam de 10 a 20 centímetros. Muitos artesãos não tinham referência de como eram os rostos dos santos e acabavam se inspirando em seus próprios familiares para esculpir as Paulistinhas.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *