Jacareí é vice em etapa do Paulista de Taekwondo

0 0

A região sul de Jacareí viveu ontem um dia de muita movimentação com carros e ônibus de várias cidades do Estado que chegavam para um endereço certo: o EducaMais Espaço Jardim Paraíso, que sediou a quarta etapa do Campeonato Paulista de Taekwondo. Cotia foi campeã e Jacareí a vice-campeã, seguida por São José dos Campos (3º lugar), Taubaté (4º lugar) e Praia Grande (5º lugar). O resultado com a pontuação de classificação pode ser conferido no site da Federação Paulista: www.tkd.com.br.

A arquibancada da quadra poliesportiva, com capacidade para 1.000 lugares, estava lotada. Enquanto isso, no tatame 420 atletas, distribuídos em 32 equipes, se revezavam nas disputas. Jacareí foi representada por 52 atletas, inscritos nas modalidades de Poomse (Formas) e Kyorugui (Lutas). Na modalidade de Poomse foram conquistadas 10 medalhas, sendo 7 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. Na modalidade Kyorugui foram 39 medalhas, sendo 20 de ouro, 10 de prata e 9 de bronze.

Havia 16 anos que o Vale do Paraíba não era sede de uma etapa organizada pela Federação Paulista de Taekwondo. Para o coordenador do taekwondo de Jacareí, o mestre Ricardo Cabral Pereira, a “evolução” da modalidade nos últimos dois anos contou pontos para obter o apoio da Federação na escolha da cidade como sede de uma etapa Paulista.

“Nós estávamos em 30º lugar no ranking Paulista, na primeira etapa, em janeiro, e hoje já ocupamos a 5ª colocação. E em 2010 conquistamos uma medalha de prata e outra de bronze nos Jogos Regionais”, explica Cabral.

Para ele, o fortalecimento da modalidade se deve tanto aos trabalhos realizados com as equipes de base quanto com os atletas de ponta: “Tudo isso é fruto de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido nas academias de taekwondo e na Secretaria de Esportes e Recreação da prefeitura, que oferece a iniciação esportiva e o trabalho de treinamento para os atletas de alto rendimento”.

O secretário de Esportes e Recreação, Hernani Barreto, comentou que o empenho para Jacareí receber a etapa do Paulista de Taekwondo faz parte da política adotada pelo prefeito Hamilton, que é valorizar todas as modalidades esportivas, desde as escolinhas até as equipes competitivas.

“Não são apenas os esportes tradicionais que se destacam, mas todas as modalidades são valorizadas. Se hoje temos o futsal, basquete, vôlei, também temos PCD (pessoas com deficiência), artes marciais, dança e tênis de mesa”, afirma o secretário Hernani.

Ele destaca ainda a Life (Lei de Incentivo ao Esporte) como “carro-chefe” para que as equipes competitivas possam buscar apoio da iniciativa privada: “começamos com um valor de R$ 180 mil e atualmente contamos com R$ 1,25 milhão”, contemplando vários projetos.

Infraestrutura – Membro da família Jin Kim, que introduziu o taekwondo no Brasil, o presidente de honra da Federação Paulista de Taekwondo, o grão-mestre Yeo Jin Kim, elogiou a estrutura do EducaMais Espaço Paraíso: “o taekwondo é modalidade olímpica. É muito bom ver que Jacareí incentiva este esporte. A cidade está bem localizada e oferece uma estrutura boa como este ginásio para competições de grande porte”.

Jin Kim lembrou que, “há muito tempo o Vale do Paraíba não era sede de uma etapa do Paulista. Parabéns à prefeitura e à Secretaria de Esportes e Recreação pela iniciativa”, completou o grão-mestre. O mestre José Alberto dos Santos, responsável pela vinda do taekwondo no Vale do Paraíba, também prestigiou o evento. A última etapa do Campeonato Paulista será no dia 3 de julho, em Osasco.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *