Um encontro diferente, uma partida muito disputada, mas com vitória para a equipe de jovens e adolescentes da Fundação Casa de Jacareí (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente). No bate-bola da tarde de sexta-feira (29 de abril) entre os jogadores do Jacareí Basketball e a equipe de internos, cidadania e troca de experiências entre atletas e adolescentes que sonham em mudar de vida.
“É bom pra gente aprender mais coisas e assim a gente vai evoluindo (no basquete). Quero sair daqui, fazer um curso no Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], terminar os estudos e seguir uma vida melhor”, disse Pedro (nome fictício), de 17 anos, após sua primeira partida com a equipe de basquete de Jacareí.
A visita dos atletas levou incentivo e motivação à unidade, que mantém 56 adolescentes (16 em internação provisória e 40 em internação), todos de Jacareí. Eles participam de torneios esportivos internos entre as várias unidades do Estado.
Rotina – Os internos seguem uma rotina entre 5h30 e 22h, com cinco refeições diárias, horários para aulas regulares de ensino fundamental, médio e profissionalizante (informática, técnica em madeira e texturização), além de cursos de violão (Projeto Guri), teatro, artes plásticas e esportes.
Também recebem toda atenção à saúde com médico, enfermeiro, psicólogo e dentista.