Atratividade e Motivação para uso da internet

0 0

Olá pessoal…

Na minha primeira coluna falei sobre a Interatividade, algumas pessoas me perguntaram de onde tirei aquelas ideias, pois bem, tudo foi fruto de um trabalho de um ano para minha graduação em Web Designer. Como houve certo interesse, em meios aos hardwares, redes, softwares e internet que venho escrevendo, pincelarei um pouco de sobre web designer e EAD. Mas para a coluna não acabar ficando algo muito técnico e chato, escreverei textos mais curtos e intercalarei entre os outros temas já mencionados. Esta semana dando então continuidade vou falar um pouco sobre Atratividade e Motivação para uso da Internet. O tema é um pouco longo então vou dividir em algumas partes.

Atratividade e Motivação para uso da Internet

Em estudo realizado por SAVOLAINEN  (apud DORFMAN, 2002), a grande atratividade da Internet é a possibilidade de utilizar a mesma ferramenta para diversas finalidades, e a principal motivação que leva as pessoas a usarem a rede é o  trabalho e o estudo. A atratividade da Internet pode ser explicada pelas habilidades do usuário em adotar os desempenhos de comunicador, negociante e aventureiro, ou seja, em poder ser o responsável pela comunicação, por negociar produtos e serviços e atuar para buscar o que melhor lhe convier, em um único canal, de uma única vez. Ainda, destacam-se outras motivações, tais como: a facilidade de transações – homebanking, por exemplo – , a possibilidade de entrar em contato com outras pessoas e um novo hobby. Porém, existe um número grande de outros fatores culturais e sociais que levam o indivíduo a utilizar a Internet, dependendo muito de quanto o computador e a Internet possuem de valor na sociedade em que essas pessoas estão inseridas.

Ao estar motivado para o uso do computador e também para o uso da Internet, o indivíduo – no caso desse estudo, o usuário – , por ser um ser social e cognitivo, espera que a sua experiência, ao navegar pelos sites, seja positiva e amigável. O termo amigável ou “pleasant”, usado por diversos autores (NIELSEN, 1999; BLACK, 1997) sobre o uso de ferramentas de composição de sites na Internet, leva a considerações sobre diversos atributos que influenciam a recorrente navegação na rede. A grande maioria delas está agrupada sob a ótica da “usabilidade” ou “usability”. Os projetos de design para a web baseados em mídias devem incluir considerações psicológicas ao lado dos aspectos de design computacional. Por ser a web uma interface primeiramente visual, é preciso considerar como as informações visuais são processadas, manipuladas e interpretadas pelo usuário. É preciso, então, saber como o uso desses recursos pode tornar ou não a navegação agradável, amigável.

 

 

Para finalizar, que quiser saber mais recomendo a leitura dos livros citados no texto:

DORFMAN, Patrícia F. Atributos Favoráveis à Motivação para visitação de um site: Estudo de um Portal Educacional. Curitiba: UFRGS, 2002

 

NIELSEN, J. Projetando Web Sites. São Paulo: Editora Campos, 2000

 

BLACK, R. Web Sites que funcionam. São Paulo: Quark do Brasil, 1997.

 

São bons livros e melhor ainda para que deseja se aprofundar no assunto…

Espero que tenham gostados, continuarei em outra oportunidade…

É isto ai pessoal, semana que vem tem mais….

 

Até a próxima…

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *