Escola pode recusar matrícula de aluno inadimplente

0 0

Alunos, principalmente universitários, que possuem dívidas com a faculdade, devem estar preparados para renegociação no momento da rematrícula para os cursos semestrais, que acontece no mês de julho. O Procon de Jacareí informa que, segundo a Lei 9.870/99, as instituições de ensino podem recusar o aluno inadimplente na hora de fazer a rematricula.
Para evitar a interrupção do curso, o Procon orienta o aluno a tentar renegociar as mensalidades em atraso. A diretora do Procon de Jacareí, Cecília Eiko Kubo, explica que a instituição de ensino não é obrigada a aceitar o acordo, mas é provável que concorde, uma vez que tem interesse em receber os atrasados.
Quanto ao valor devido, podem ser cobrados juros, multa de mora e correção monetária, mas com limites. A multa de mora, por exemplo, não pode ultrapassar 2% ao mês, assim como a cobrança de juros, caso esteja previsto no contrato. Se o assunto não constar no contrato, os juros não podem ultrapassar 1% ao mês.
Alternativa – Caso a instituição se negue a fazer a rematrícula do aluno, ele tem a alternativa de mudar de universidade para continuar o curso e, nesse caso, segundo a mesma legislação, a instituição não pode reter documentos que impeçam que o aluno fazer a transferência.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *