Preparem as reformas: Novas tomadas serão obrigatórias

0 0

O internauta que acessa o Nossa Jacareí pode preparar as reformas em casa. As novas tomadas, com três pontas serão obrigatórias.

A partir de 1º de julho,todos os aparelhos elétricos e eletrônicos vendidos no país terão que ser do novo padrão.

Esta norma foi aprovada em 2001, mas só agora irá entrar em vigor, seguindo determinação de uma resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

A intenção, segundo especialistas, é dar mais segurança ao usuário, incluindo nas tomadas um encaixe mais profundo e a obrigação do fio terra.

Veja o que muda com a padronização de plugues e tomadas:

  • Acabam os plugues de pino chato; os aparelhos passam a ter plugues somente com pinos redondos.
  • Dependendo das características do aparelho, ele poderá ter plugue de dois ou três pinos.
  • O terceiro pino funciona como fio terra dos produtos que precisam de aterramento para evitar choques, desde que a instalação elétrica residencial disponha desse recurso.
  • Os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica de que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos. Terão um diâmetro para aparelho que operam com até 10 amperes e outro para os que operam entre 10 e 20 amperes. Isso impede que um aparelho de maior amperagem possa ser conectado a instalação de até 10 amperes, sobrecarregando-a.
  • Em alguns casos, o consumidor terá que trocar as tomadas antigas por novas que estejam dentro do padrão para poder conectar aparelhos com plugues padronizados.
  • Em alguns casos será necessário o uso temporário de adaptadores certificados pelo Inmetro, para conectar aparelhos com plugues fora do padrão a instalações elétricas que estejam dentro do padrão, bem como de aparelhos com plugues padronizados a instalações elétricas com tomadas não padronizadas.

Não tendo outra solução, o jeito agora é trocar as tomadas.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *