Saiba se o seu computador é bom

0 0

Olá Pessoal….

 

Olá amigos, esta semana me perguntaram se um computador X era bom.

Costumo sempre falar que computador bom é aquele que atende suas necessidades no menor custo possível, a trivial relação custo x beneficio. Mas sei que esta resposta não é o suficiente, então resolvi fazer uma série de artigos a fim de ajudar a exclarecer algumas duvidas na hora de comprar um computador/notebook. Hoje vou começar pelo processador, mas antes vale lembrar que não é só o processador que define o desempenho do computador, mas também a quantidade e velocidade de memória e tamanho do HD, a qualidade da placa mãe, além de uma boa placa de vídeo para jogos e softwares gráficos mais pesados.

Mas afinal o que é exatamente o processador? – O processaodor ou A Unidade Central de Processamento (CPU da sigla em inglês) é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. É o componente que recebe as instruções do Sistema Operacional e as envia para o hardware para que execute a função desejada.

Muitos dos processadores hoje no mercado trazem o termo Core, então o que é este tal de Core? – O “core” se refere ao núcleo do processador. Um processador comum, como um Pentium 4 tem um único núcleo (single core). Processadores com um único núcleo processam uma única instrução por vez.

Então estes processadores que trazem o termo Core no nome tem mais de um núcleo ? – Já a algum tempo os processadores são compostos por dois ou mais núcleos independentes, que são capazes de processar informações diferentes ao mesmo tempo. Um Dual Core é um processador com dois núcleos, um Quad Core possui quatro núcleos e assim por diante.

E qual a diferença entre de Dual Core e Core 2 Duo? Se você pesquisar na internet, na maioria dos casos vão dizer o seguinte: Um processador Dual Core possui um núcleo físico que funciona como 2 (lógicos) ou que tem dois núcleos que usam o mesmo barramento; e o Corel 2 Duo seria um processador com dois núcleos físicos ou dois núcleos em que cada um tem o seu próprio barramento de transferência de dados. Muitos aceitam esta explicação, eu mesmo já caí nessa muitas vezes, acontece que é o seguinte: Dual Core é qualquer processador com dois núcleos. Core 2 Duo é uma marca de processadores da Intel que utiliza dois núcleos, isto é: também são Dual Core.

Então quer dizer que quanto mais núcleos melhor ?  – Com múltiplos núcleos, você pode executar vários programas ao mesmo tempo e quando você executa um programa pesado (como uma varredura de um antivírus, conversão de vídeo, gravação de CD etc.) você pode utiliza o outro núcleo do processador para executar outras tarefas como abrir o navegador ou checar o e-mail.

Alguns programas podem ainda se utilizar dos múltiplos núcleos ao mesmo tempo para melhorar a eficiência do programa, como jogos e programas gráficos.

Sendo assim, se você utiliza softwares mais pesados ao mesmo tempo de outros e gosta de jogos mais elaborados, é de bom tom que você utilize um processador multi-core. Se você mais utiliza o PC para checar e-mails, acessar a internet e ocasionalmente assiste a algum vídeo, você não precisa de um processador de múltiplos núcleos.

Outra dica, dos mais humildes e econômicos até os mais potentes e esquentados, possuem uma série de parâmetros e seus respectivos valores, os quais se bem analisados, propiciam aos consumidores realizarem a escolha da unidade de processamento perfeita para as suas necessidades. Porém, devido à dificuldade de compreensão por parte dos usuários não-entendidos, assim como a existência de um punhado de arquiteturas, características, parâmetros e seus valores, que confundem até mesmo os especialistas, tanto a Intel quando a AMD resolveram segmentar o mercado de processadores em três classes distintas, porém bem delineadas, com o objetivo de atender a diferentes faixas do mercado e maximizar os lucros:

  • Low-Entry (entrada): classe voltada para os processadores modestos e econômicos, com preços baixos e atraentes para os usuários que não precisam de tanto poder de processamento. Geralmente, os computadores equipados com estes processadores são utilizados em tarefas básicas, como editoração de documentos e acesso à Internet (chamados popularmente de computador para secretárias).
  • Mainstream (intermediária): classe voltada para processadores que conciliam a melhor relação custo-benefício, oferecendo produtos que ao mesmo tempo possuem boa potência, razoável consumo e bom preço. Geralmente, os computadores equipados com estes processadores são utilizados em tarefas que requerem uma certa capacidade de processamento, mas que não precisam utilizar máquinas top de linha, como edição multimídia (áudio, vídeo e imagens), jogos de computadores, aplicações pesadas, etc.
  • High-End (avançada): classe voltada para processadores que oferecem o máximo de desempenho, mesmo às custas de um alto consumo de energia e preços exorbitantes. Geralmente, os computadores equipados com estas CPUs são utilizados em tarefas que exigem o máximo de desempenho, como o uso de jogos em altíssima definição, processamento de dados pesados e outras atividades do gênero..

E a marca? Já há algum tempo que a Intel entrega processadores melhores que a AMD. A mais recente linha de processadores da Intel, Core i7, veio para tentar dar um basta em qualquer tipo de benchmark no qual os processadores da AMD levem a melhor. Quase conseguiu.

O site The Tech Report trouxe um benchmark (testes padrões feito com programas e outras operações a fim de avaliar a performance de algum componente)  com cerca de 25 processadores, entre AMDIntel comparando a performance de todos em um teste padronizado para tentar descobrir, quais são os melhores de verdade.

AMD sempre foi famosa pela sua performance no acesso a memória. Finalmente a Intel conseguiu derrubar mais esta supremacia da AMD. Os novos processadores Core i7 são melhores que os processadores AMD. Porém somente os Core i7, nas demais linhas continuam atrás da AMD.

Nos demais quesitos não adianta nem comentar. A Intel leva a melhor de lavada. Na performance geral o processador da Intel chega a ser 2,5 vezes mais potente que o processador mais básico da AMD.

Mesmo com os processadores mais eficientes, a Intel não consegue bater a AMD em um quesito. Custo x Benefício.

Os processadores da Intel são realmente mais potentes, porém a um custo bem superior aos processadores da AMD. Quando comparados processadores de mesma performance, o preço da AMD é sempre mais barato.

Enquanto a Intel se esforça para ter os melhores processadores a AMD  consegue cada vez mais preços competitivos. Por enquanto, para quem não pretende um sistema super-potente, a solução melhor é AMD mesmo.

Atualmente, a Intel mantém três linhas principais de CPUs, chamadas de Intel Core i3, i5 e i7, visando atender respectivamente aos três mercados previamente descritos. Já a AMD não possui nomenclaturas tão claras, embora designe os Phenom para a classe intermediária e avançada, ao passo que os Athlons e Semprons são mais destinados para a classe de entrada e (em alguns casos) mainstream. Entretanto, ela possui selos de referência chamados de AMD Vision, os quais são responsáveis por informar as classes de perfis de configuração distintas: Vision (entry-leve), Premium Vision (mainstream), Ultimate Vision e Black Vision (high-end).

Não pode deixar de ser dito que os processadores i3 possuem dois núcleos, são Dual Core. Os processadores i5 têm modelos com dois ou quatro núcleos (Dual Core e Quad Core), já os processadores i7 têm modelos com dois, quatro ou seis núcleos (Dual Core, Quad Core Hexa Core).

Por fim, para finalizar, fica a dica, se você quer:

  • Navegar na internet, checar e-mails, jogar ocasionalmente um jogo em flash, pode escolher um single core.
  • Utilizar um processador de texto e trabalhar com planilhas no PC, escutar música, assistir a filmes, escolha um dual core ou i3.
  • Jogar ocasionalmente e fica feliz com baixa resolução e gráficos de média qualidade, ver filmes de alta definição etc., pode escolher um dual core ou um i5.
  • Trabalhar com edição gráfica, criação musical, programação (e compilação), ver filmes em alta definição e gosta de jogos com apelo visual, prefira um Quad Corei5 ou i7.

Bem, é isto ai pessoal !!!!

 

Qualquer duvida, não deixe de fazer sua pergunta….

 

Até a próxima semana….

 

Saúde, Paz e Sucesso !!!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *