Atleta do Projeto Paradesportivo de Jacareí disputa torneio na Ucrânia

0 0

O Projeto Paradesportivo de Jacareí/Cognis/Secretaria de Esportes e Recreação já está revelando talentos. A atleta Gizeli Maria da Costa Dias embarca nesta sexta-feira (2 de setembro) para a Ucrânia, onde ajudará a Seleção Brasileira na disputa do torneio de voleibol paraolímpico.

O Torneio Intercontinental Feminino de Voleibol Paraolímpico será entre os dias 3 e 11 de setembro. O intercâmbio faz parte da preparação da seleção brasileira feminina para os Jogos Para-Pan-Americanos, que serão realizados no mês de novembro, em Mogi das Cruzes.

“A sensação de estar defendendo O Brasil será indescritível e um momento único na minha vida. Agradeço a Deus e a todas as pessoas que acreditaram em mim, pois sem o esporte não sei o que aconteceria comigo”, disse a atleta Gizeli.

Histórico – Gizeli Maria da Costa Dias conheceu o vôlei aos oito anos, nas aulas de educação física. Apenas com 11 anos começou a jogar na equipe adulta do colégio que estudava, em Mogi das Cruzes, e aos 17 anos já defendia a cidade natal nos Jogos Regionais, em 1994.

Deste então nunca parou de competir. Entre 1997 e 2007 defendeu a equipe de Ferraz de Vasconcelos em competições oficiais. Também formou-se em educação física em 2000 e atuou na área de condicionamento físico da equipe mirim de Futsal de Mogi das Cruzes.

Em 2007, quando disputava por Poá os Jogos Regionais, em Ubatuba, num lance simples sofreu uma luxação no joelho esquerdo, mas, após exames, constatou-se ruptura crônica e total no joelho esquerdo e passou por cirurgia. Gizeli soube que o joelho direito também estava comprometido e não poderia mais praticar nenhum tipo de esporte.

Em fevereiro de 2010, Gizeli foi apresentada por amigos ao treinador da Seleção Brasileira de Voleibol Paraolímpico, Ronaldo Oliveira. Consequentemente foi apresentada à modalidade e ingressou na equipe do Projeto Paradesportivo de Jacareí, que atua com voleibol paraolímpico desde 2007.

Projeto Paradesportivo – O Projeto Paradesportivo de Jacareí foi criado em 2004 com o objetivo de desenvolver atividades desportivas para pessoas com deficiência física, e utilizar o esporte para a melhoria da qualidade de vida e para o resgate da cidadania. É mantido pela Prefeitura de Jacareí com as modalidades atletismo adaptado (12 pessoas), bocha adaptada (7 pessoas), ciclismo paraolímpico (com recurso pessoal dos 2 atletas), natação adaptada (13 pessoas) e vôlei sentado (20 pessoas). O vôlei sentado masculino e feminino começou em 2006, e em 2008 as equipes começaram a disputar nos Jogos Regionais.

Em Jacareí são vários os locais de treinamento, inclçuindo o Centro Esportivo Du Cambusano e o EducaMais Espaço Centro. Há diversos parceiros/instituições neste projeto.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *