Entenda tudo sobre Placa de Vídeo

0 0

Olá Pessoal….

Hoje vamos falar sobre Placa de Vídeo. Afinal, eu preciso de um computador com placa de vídeo off board ? Mas o que é Off Board ?

Antes de falar sobre a placa de vídeo em si, falemos sobre o termo bastante usual na informática “On Board” e “Off Board”

Usa-se o termo “On Board” quando os componentes necessários para que o computador funcione estão fixos à sua placa-mãe (no nosso caso, vídeo, mas pode ser também rede, fax/modem, som), sendo que on board o custo é mais baixo e o desempenho é proporcionalmente mais baixo também.

Já o termo “Off Board” são para quando os componentes necessários para o funcionamento do computador não estão fixos à placa-mãe, nesse caso tem que ser comprado tudo separadamente (no nosso caso vídeo, mas também pode ser som, etc..), o custo é bem mais elevado, mas o retorno esta no desempenho que é bem melhor.

Ou seja, quando digo que um hardware é on-board, quer dizer que ele localiza-se junto a plca mãe, mas não posso falar o mesmo de off-board, esse é um termo usado apenas para placa mae. Quando é possível a integração de alguma coisa com a placa mãe dizemos que ela é off board.

Agora já com este termo esclarecido podemos falar sobre as placas de vídeos, pois estas placas basicamente, divididas em dois grandes universos: on-board e off-board.

Como visto anteriormente O termo on-board significa que a placa de vídeo está integrada à placa-mãe do computador, compartilhando seus recursos. Muitos computadores vêm equipados com esse tipo de placa, por serem mais baratas. Elas têm diversas limitações para vídeos e principalmente para jogos, entretanto funcionam bem para aplicações e jogos mais simples. Servem perfeitamente para quem não exige muitos recursos gráficos do computador e não tem o hábito de usar o PC para jogar. São ideais para computadores corporativos. Entretanto, começam a se popularizar placas-mãe com placas de vídeo integradas mais avançadas, capazes de rodar jogos mais recentes.

As placas on-board compartilham a mesma memória RAM utilizada pelo processador, ou seja: quanto mais memória você dedicar para exibir gráficos, menos ficará disponível para o computador realizar outros trabalhos. É por isso que as placas on-board não servem para quem usa programas que exigem mais qualidade na imagem, ou grandes processamentos, como no caso dos games. É a mais voltada para o usuário comum, que cria vídeos caseiros ou faz tratamentos simples de fotos de família.

As placas de vídeo não on-board são vitais para quem trabalha com aplicativos gráficos, animações 3D e, claro, para quem não dispensa os jogos de ponta. Esses aplicativos consomem grandes recursos de processamento e fazem uso intensivo de memória.

Podemos dividir as placas de vídeo não on-board em intermediaria e avançadas. Onde as intermediárias podem ser usadas pelo jogador casual, pois ela irá rodar os jogos que ele gosta, mas sem muito detalhamento gráfico. Podem também ser usadas por profissionais que não demandam tanto processamento de vídeo em computadores. Já as avançadas podem ser voltadas para jogadores fanáticos, que gostam de habilitar todas as opções de vídeo, incluindo fumaça, iluminação, brilhos e reflexos, que dão mais realismo ao jogo, ou para pessoas ligadas a computação gráfica e design.

Atualmente existem dois principais fabricantes de processadores das placas: as que possuem chip da NVidia (geForce) e as placas com chips ATI Radeon (sob o comando da AMD). Existem diversos fabricantes de placas que utilizam esses dois “chipsets”, onde se destacam XFX, Asus, Diamond, Saphire, MSI, entre outras. A marca influencia diretamente o preço final da placa.

Existem também os recursos SLI e Crossfire que são as tecnologias que permitem usar mais de uma placa de vídeo em um mesmo computador. Ou seja, você tem duas ou mais placas de vídeo em uma mesma máquina, e elas trabalham juntas, somando forças para agilizar e melhorar o desempenho de processamento de gráficos 3D para jogos e animações. Mas não se iluda: duplicar o número de placas não vai duplicar o desempenho do computador. A tecnologia SLI está presente em placas da Nvidia, enquanto a CrossFire é exclusividade da ATI.

Geralmente imaginamos que placas de vídeo potentes são voltadas apenas para jogos. Na verdade, utilizar uma placa de vídeo apenas para jogo é subutilizar um equipamento caro, que pode trazer outros benefícios além de jogos com gráficos bem feitos.

Por conta das duas saídas DVI que existem na placa, é possível aumentar a área de trabalho e utilizar as duas telas para ganhar produtividade no serviço.

Essa característica é muito utilizada por designers gráficos, mas pode ser utilizada em qualquer tipo de aplicação profissional. Com a queda dos preços de monitores, essa prática ficou mais acessível.

Com a saída HDMI ou um adaptador ligado à saída de vídeo, é possível ligar uma TV de alta resolução ao computador. Se você tiver um drive Blu-ray no computador, por exemplo, que é mais barato que um vendido em lojas de eletrônicos, você transforma seu computador em um autêntico tocador de alta definição.

 

É isto ai pessoal, semana que vem tem mais….

 

Até a próxima…

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *