Na madrugada deste domingo foi realizado o Grande Prêmio do Japaão de Fórmula 1, no tradicional circuito de Suzuka. Em uma corrida com poucas emoções, o inglês Jenson Button, da McLaren, faturou a vitória com uma corrida impecável, e administrando muito bem o desgaste de seus pneus. O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, terminou em 2º e logo após, completando o pódio, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, o mais novo e mais jovem bicampeão do mundo na categoria.
Todos os carros tiveram problemas com os desgaste dos pneus, e apenas Button e o alemão Schumacher, da Mercedes, conseguiram fazer suas corridas de maneira a dosar esse desgaste. Button largou em 3º e logo na primeira curva já havia passado seu companheiro de equipe e também inglês Lewis Hamilton, que largou em 2º. Com uma boa estratégia de boxes, voltou a frente do então líder Vettel logo após a segunda rodada de paradas nos boxes. Alonso largou em 5º e se utilizou muito bem da estratégia de box para chegar na 2º colocação, uma vez que os pneus macios se desgastavam muito rápido no carro da Ferrari.
Hamilton e o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, travaram nova disputa por posição na pista, e assim com em Cingapura, ouve um toque entre eles, mas desta vez, sem maiores prejuízos para ambos. Na segunda metade da corrida, ambos voltaram a se encontrar, porém Massa, que estava a frente do inglês, não conseguiu manter sua posição e foi superado facilmente pelo piloto da McLaren.
No pelotão do meio, houveram algumas disputas interessantes, destacando-se a disputa pela 10º posição entre os alemães Nico Rosberg, da Mercedes, e Adrian Sutil, da Force India, e seu companheiro, o escocês Paul Di Resta. Rosberg largou em 23º e fez uma bela corrida, extremamente agressiva, para conseguir 1 ponto com essa 10º colocação.
O único abandono da corrida foi do suíço Sebastian Buemi, da Toro Rosso, que teve sua roda dianteira direta mal encaixada na sua primeira parada de box.
OS BRASILEIROS- Massa fez uma corrida “normal” e finalizou em 7º. Já os outros não conseguiram bons resultados: Bruno Senna, da Renault, fechou em 16º, logo a frente de Rubens Barrichello, da Williams. Ambos tiveram suas corridas comprometidas pelo desgaste dos pneus e também pela estratégia de box ruim de suas equipes.
O BICAMPEÃO VETTEL – Ele e sua equipe dominaram o ano de 2011. Seu pior resultado no ano até agora foi um 4º lugar na etapa da Alemanha. Ele venceu 9 das 15 etapas realizadas até agora, contando essa do Japão e chegou em 2º em mais 4 etapas. Um domínio absoluto de um dos carros mais perfeitos já feitos na F1 e de um dos pilotos mais jovens e talentosos da mesma. Vettel é o bicampeão mais jovem da categoria, com 24 anos, idade que o heptacampeão Michael Schumacher, hoje com 42 anos, estreava na F1 pela Jordan em 1991.
A próxima etapa será no próximo domingo, na Coréia do Sul, direto do circuito de Yeongam. O mundial de pilotos ficou da seguinte maneira após a etapa nipônica:
-
Sebastian Vettel ALE – 324
-
Jenson Button ING – 210
-
Fernando Alonso ESP – 202
-
Mark Webber AUS – 194
-
Lewis Hamilton ING – 178
-
Felipe Massa BRA – 90
-
Nico Rosberg ALE – 63
-
Michael Schumacher ALE – 60
-
Vitaly Petrov RUS – 36
-
Nick Heidfeld ALE – 34
17. Rubens Barrichello BRA – 4
18. Bruno Senna BRA – 2