0 0

Olá Pessoal…

 

Nesta semana o mundo da informática ficou um pouco mais chato, como o próprio site da Apple dizia: “A Apple perdeu um visionário e gênio criativo e o mundo todo perdeu um ser humano incrível.” Steve Jobs (1955-2011) era o homem por trás de muitas inovações tecnologias como Macintosh e da família i (ipod, iphone, ipad), co-fundador  da Apple, e revolucionou a Pixar ao comprar da LucasFilm, repassando-a posteriormente a Wall Disney.

Como estamos acostumados à homenagens póstumas e não em vida, hoje resolvi escrever mais uma coluna de como escolher seu computador, só que desta vez ajudando na escolha MAC ou PC.

 

A rivalidade entre usuários de MACs e PCs é praticamente eterna. Os dois lados oferecem argumentos sólidos em favor de suas máquinas favoritas, baseados em experiências pessoais que podem confundir a cabeça de quem quer comprar um novo computador, mas não sabe ao certo por qual equipamento optar.

Muitas pessoas se apaixonam pelos computadores Mac pela elegância do design ultrafino que integra CPU com monitor. Mas o preço da grife e o receio do consumidor de não conseguir rodar os programas que precisa na plataforma Apple e a fama de que essas máquinas foram projetadas para atender profissionais de arte ainda inibem vendas.

 

Por mais que a Apple baixe o preço dos iMacs, sempre vai haver um PC mais barato, com especificações de hardware (disco, memória, CD-ROM) iguais ou até melhores. Isso acontece porque o PC tem uma arquitetura aberta, o que permite às montadoras comprar componentes de diversas procedências, pelo menor custo possível. Apple percebeu que o caminho não é tentar brigar com os PCs no preço por gigahertz ou gigabyte. A grande sacada do iMac é trazer algo que os PCs não têm (design inovador e facilidade de ligar e sair surfando na Internet) por um preço competitivo.

Em resumo, Macs são computadores sempre com a última palavra em design, com qualidade garantida e comprovada pelo fato de serem montados por apenas uma empresa (a Apple, que seleciona e aprova seus componentes), e que se resumem em uma palavra: simplicidade no uso do dia-a-dia para quem usa o pc em casa ou num pequeno escritório.

 

Eles são feitos para quem não quer se incomodar, pois não travam, quase não estão sujeitos a vírus e seu sistema operacional foi organizado de forma a pensar por você, decidindo sobre quais decisões tomar, ao invés de ficar lhe perguntando o que deve ser feito (decide pelas melhores configurações do sistema, questões de segurança, etc). É bom lembrar que os MACs possuem estas vantagens mais pelo nicho de mercado a que são direcionados, do que pela capacidade de seu sistema operacional. Em outras palavras, um computador MAC está menos sujeito a vírus, por exemplo, mais pelo fato de que existem muito menos pessoas criando vírus para MACs, do que pela qualidade do sistema operacional em se proteger deles (um PC com Windows acaba sofrendo muito mais ataques simplesmente por ser uma plataforma com mais usuários e mais abrangência global).

Já os PCs são, ao mesmo tempo, o símbolo do espírito criativo e o exemplo de problemas de compatibilidade. Ou seja, ao passar para o usuário (ou para uma terceira empresa) a tarefa de escolher seus componentes (processadores, placas, memórias, monitores, webcams, etc… de diversas marcas e modelos), o computador PC abre um mundo de possibilidades, mas exige muito mais conhecimento técnico para que isso não se transforme num inferno de situações em que o computador trava, ou se vê infestado por vírus e bugs.

Ou seja, são fabricados para quem gosta de ficar por dentro das últimas novidades tecnológicas, mas não se incomoda em atualizar o computador constantemente com correções de sistema e alterações de programas. Vale lembrar que muitas destas “necessidades” do PC podem ser automatizadas, mas essa opção costuma ser ignorada pelo usuário comum, que tem preguiça em ler as caixas de aviso do sistema operacional.

Com um bom computador PC é possível rodar jogos de ultima geração, aplicativos gráficos e filmes com tranquilidade. Fazendo uso da nova plataforma Windows 7, esta afirmação torna-se ainda mais verdadeira

O Ponto fraco do MAC esta no fato de serem mais caros do que os PCs com a mesma capacidade, e limitam a capacidade de quem se interessa em constantes mudanças e aprimoramentos em seu computador. Não serve para quem adora instalar uma placa nova, ou procura por programas recém-lançados na internet. Também são incompatíveis com diversos produtos (como webcams e mouses) que não sejam feitos especialmente para eles.

Já o problema ao se decidir por um PC é a infinidade de opções entre fabricantes, componentes e variedades de configurações. Uma bela máquina  ou um processador potente não são sinônimos de um bom PC. É necessário ficar atento a todas as especificações e origem das peças do computador. Tomando estes cuidados, você consegue comprar uma excelente máquina, que satisfará todas as suas necessidades, tanto ou mais do que num computador Mac.

Não dá pra falar que um computador Mac é melhor do que um computador PC, pois é impossível colocar todos os tipos de PCs numa só categoria. As particularidades de um PC fazem dele desde um simples Netbook até uma Estação Multimídia de Última Geração. Sua qualidade depende dos componentes e programas que você escolher pra ele.

Sendo assim, um bom PC pode ser até ter mais potência, desempenho e funcionalidades do que um bom Mac. Dependerá mesmo das características da máquina que você escolher.

O que é bom lembrar é que a Apple, fabricante dos Macs, não costuma descontinuar o suporte a máquinas antigas suas. Já quanto às empresas que fabricam PCs, isso nem sempre é assim.

 

Resumindo…

PC/Windows

Apple / Mac

Vantagens

– Mais barato;

– Mais softwares disponíveis;

– Maior base de usuários, que por isso podem te ajudar a sanar algum problema;

– Assistência técnica em qualquer lugar;

– É barato comprar memórias e acessórios

– Design mais sofisticado;

– Maior proteção;

– Melhor desempenho (teórico);

– Maior resistência:

– Mais conforto aos olhos:

Desvantagens

– Como o sistema operacional e softwares não são montados juntos, muitas vezes eles podem entrar em conflito;

– Estabilidade: não existe usuário de computador que não tenha presenciado o Windows travando de alguma forma;

– Vírus: seja pela internet ou pen drive, eles estão presentes em quase todos os  Cpus, atrasando o processamento e inserindo programas maliciosos na máquina.

 

– Preço: Por serem mais sofisticados, os computadores da Apple são mais caros que os PCs. Entretanto, Freitas da Interalpha, diz que a diferença de preços está caindo;

– Conserto mais caro: A tecnologia Apple é mais resistente, mas quando a máquina quebra o custo das peças é mais alto. O custo dos técnicos também é mais alto, já que há mais profissionais especializados em PC do que em Mac. Enquanto a hora de suporte para PC gira em torno de R$ 30, para Mac é o dobro;

– Suporte técnico: O suporte técnico para Apple no Brasil ainda é precário. Ela espera que essa deficiência seja resolvida com o esforço da fabricante de ampliar sua presença no Brasil com atuação além das revendas especializadas.

– Restrição de programas: Muitos programas produzidos para Windows já rodam em Mac, mas a escala ainda é baixa, se comparada à indústria para o mercado de PC.

 

Eu particularmente gosto muito dos computadores da fabrica da maçã, mas devido às restrições financeiras ainda estou “preso” ao velho, mas sempre funcional e popular PC.

 

E você? É um Mac-Maníaco, ou apaixonado por PCs?

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *