Sua empresa nas redes sociais

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Olá pessoal…

 

Hoje voltamos ao assunto redes sociais, mas agora olhando pelo lado empresarial.

Que as redes sociais estão em voga, no Brasil e no mundo, não precisa nem falar. Mas o que ninguém sabe ao certo é como uma empresa deve estar presente, sejam as pequenas ou as grandes empresas. Qual a forma correta de usar uma rede social?

Não há receita de bolo para as mídias sociais e o mais fácil é saber o que não deve ser feito. Estamos frente a um evento que modifica e modificará mais ainda a forma de se relacionar.

Por isso, saem na frente às empresas que sabem lidar e se relacionar, empresas que aceitam o risco de estarem abertas para seus clientes. Rede social, afinal de contas, é conversar francamente com clientes.

Não esqueça que através das redes sociais, você pode monitorar sua clientela, descobrir o que pensam, realizar pesquisas, acompanhar a movimentação, oferecer um bom atendimentos, gerar conteúdo, debates, fóruns e oferecer promoções.

Mas devemos lembrar que um perfil pessoal nas mídias sociais tende a ser fácil de administrar. Falamos besteiras, às vezes palavrões, outras vezes postamos piadas ou futilidades. Em nosso perfil empresarial nas mídias sociais devemos adotar essa mesma postura? Com certeza você deve ter pensado que NÃO DEVEMOS, e acertou, porque isso poderá fazer com que sua empresa (ou projeto) fique com o “filme queimado” afastando assim potenciais clientes (você não quer isso quer?!)

Algumas dicas que valem ser lembrada:

 

  1. Estar presente nas redes sociais não quer dizer que basta criar um perfil no “pacote 2.0”, com conta no Orkut, Facebook e Twitter. Nenhuma rede é “obrigatória”. Algumas empresas se relacionam – e muito bem – só pelo YouTube, por exemplo.
  2. Pessoa física cria perfil de usuário no Facebook e empresa cria fan page. No Orkut a regra é a mesma: quem tem CPF cria perfil de usuário; quem tem CNPJ cria comunidade.
  3. No Twitter, seguir um milhão de pessoas e não responder ninguém não resolve. Relacionamento na internet é uma via de mão dupla. Ninguém quer só receber informação – pra isso existe a televisão, o rádio…
  4. Pra escrever, utilize uma linguagem amigável e informal – a menos que sua empresa seja ultra-conservadora-católica-de-direita. Mas não abuse! “Internetês” pode pegar mal, na dúvida, escolha o caminho mais seguro e escreva em português claro, direto, mas sem agressividade  e rispidez.
  5. Seja ativo. De nada vale um perfil que é atualizado uma vez por semana. Relacionamento se faz compartilhando informações.

 

As redes sociais devem ser usadas para criar interação com clientes e potenciais clientes, tanto que eu digo sem a menor dúvida que é melhor não usar do que usar mal. Entretanto, é indispensável que sua empresa esteja preparada para a revolução que tem acontecido na web e torne-se uma marca presente na vida do cliente, trazendo-lhe conteúdo relevante e permitindo que ele possa se comunicar. Só as mídias sociais permitem isso, e cedo ou tarde você precisará estar nelas.

Vale lembrar que não adianta fazer um cadastro, inserir uma imagem ou informações e achar que já esta fazendo sucesso nas Mídias Sociais. O trabalho é minucioso, requer dedicação, estudos sobre seu público alvo e possíveis concorrentes, monitoração com ferramentas específicas e interação profissional com seu público.

Por isso, se sua Empresa ainda esta fora das Mídias Sociais e você esta prestes a investir neste novo sistema de marketing, vale apena dedicar um pouco do seu tempo no estudo e planejamento de suas ações ou até mesmo contratar um consultor que possa lhe dar uma melhor visão mercadológica.

 

Até a próxima…

Saúde, Paz e Sucesso….

 

 

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