Varal Literário expõe arte e criatividade de alunos

0 0

A poesia invadiu literalmente a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) José Éboli, no distrito de São Silvestre, na tarde de sexta-feira (4), durante a realização do Varal Literário. Foram 500 poesias e 140 contos “estendidos” no Varal Literário, além de contação de histórias, teatro, música e oficina de reciclagem de papel, promovida pelo NEA (Núcleo de Educação Ambiental) da empresa Fibria.

A diretora da Emef, Adriana Salinas Ferraz de Oliveira, explicou que o Varal tem como proposta incentivar a leitura e também conscientizar sobre a preservação do meio ambiente. “Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, avaliou a diretora.

Assim como os gêneros literários, a preservação do meio ambiente foi tema trabalhado em sala de aula durante o ano, com destaque para o reaproveitamento de papel. “As poesias e os cordéis expostos no varal literário estão sobre papéis recicláveis, produzidos pelos próprios alunos”, explicou a diretora.

No setor de contos, um local reservado para as histórias de terror. Em meio ao público, os alunos Eloi Gabriel Moreira Ferreira, 10 anos, Juliana Patrícia da Costa Gomes de Sá, 10 anos, e Ingrid Vitoria Borges de Santana, 9 anos, que tiveram a oportunidade de escrever seus primeiros contos. “Quando a professora deu a ideia, achei bem legal, mas depois ficou um pouco difícil. Escrevi umas cinco vezes e ela (professora) sempre corrigindo, até ficar bom”, comenta Juliana, autora do conto “Tem Fantasma no Porão”.

O Varal Literário teve como inspiração escritores como Cora Coralina e Patativa do Assaré — segundo a professora Nazareth Aparecida Gomes da Silva de Moraes Gonçalves, uma sugestão da Secretaria Municipal de Educação devido à simplicidade e ao mesmo tempo riqueza da escrita desses dois autores. “Os alunos surpreenderam e revelaram que o gosto pelas letras precisa apenas de incentivo. Temos o exemplo de uma aluna que transformou uma lenda de família em cordel. É emocionante”, revela a professora Gabriela Dantas Moreira.

O Varal Literário envolveu, além dos 426 alunos da Emef, mais 75 alunos da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) São Gabriel, vinculada à Emef. A contação de histórias, inspiradas em contos infantis de Cora Coralina, foi realizada pela professora Nazareth Aparecida Gomes da Silva de Moraes Gonçalves, que fez também a adaptação dos contos.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *