Região Metropolitana e diálogo institucional

0 0

O processo de integração de uma região que passa a ser chamada metropolitana traz consigo uma serie de implicações tanto positivas quanto negativas no que diz respeito ao planejamento e gestão desse território. Essas áreas atingem um elevado patamar de complexidade e de mudanças nos padrões das atividades econômicas, alem de apresentar também elevada concentração populacional, o que as caracterizam como região metropolitana.

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba abrange também o Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e o chamado Vale Histórico, totalizando 39 municípios integrantes. Ao ser criada, a região metropolitana devera integrar sua gestão para que as ações a serem aplicadas, incluindo políticas publicas de mobilidade e acessibilidade, habitação, saneamento, desenvolvimento social, econômico e a preocupação com o meio ambiente, busquem garantir o bem estar da população local, estimada em 2,3 milhões de pessoas.

Com o passar dos anos pode-se observar que os problemas relativos as Regiões Metropolitanas concernem, em sua maioria, em questões relativas ao modo de gestão integrada, pois o embate entre os dirigentes das entidades participantes mostra-se pautado em interesses especulativos aos recursos que serão destinados a determinados empreendimentos na região e a burocracia predominante entre as câmaras municipais dá espaço a interesse de determinados grupos. Nesse sentido, a situação atual de Jacareí é insustentável com o atual governo municipal!O governo do PT esta instalado na Prefeitura e detêm a maioria na Câmara de Vereadores, sendo que buscam defender constantemente os interesses desse grupo.

Ora, atender a grupos específicos não é democrático e a insistência em não estabelecer acordos com o governo de São Paulo simplesmente por ser de outro partido demonstra o nível de interesse com a população, que urge por melhorias que seriam sanadas com o convênio Prefeitura de Jacareí X Governo Estadual.

A Região Metropolitana ira intensificar a relação com o Governo do Estado de São Paulo e, se mantivermos o atual governo municipal que teima em não conversar em prol de nossa cidade, certamente quem sairá perdendo é a população de Jacareí.

 

Vinícius Pereira, 22 anos, geógrafo, mestrando em Planejamento urbano e regional, Professor da UNIVAP e presidente da Juventude Tucana de Jacareí.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *