Museu de Antropologia tem Folia de Reis na sexta-feira

0 0

A tradicional festa popular Folia de Reis vai animar o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) em Jacareí, nesta sexta-feira (6), das 18h às 22h, com ritmos que valorizam a cultura popular. O evento, promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, é realizado em homenagem ao Dia de Santos Reis, também conhecido como Dia dos Três Reis Magos ou da Folia de Reis, que é celebrado anualmente no dia 6 de janeiro.

A abertura oficial da festa será às 18h com o tradicional café com biscouto, em seguida serão apresentadas as danças típicas e, por fim, músicas de raiz com duplas da região.

Durante a festa serão premiados os cinco vencedores do Concurso Prêmio Mestre Cultura Viva, que teve início em agosto do ano passado. O objetivo do concurso é resgatar a cultura popular da região, premiando pessoas que mantém vivas tradições, saberes e fazeres populares. Os vencedores receberão uma quantia em dinheiro R$ 2.000, que será entregue pelo prefeito Hamilton Ribeiro Mota. São eles: José Moreira (Paco), artesão de cestaria; Manoel Alves Coutinho, especialista em ervas medicinais; Maria Lebinita de Carvalho, benzedeira; Milton Bezerra dos Santos (Beija-Flor), repentista; e Paulo Roberto Braga (Paulo Caipira), que confecciona violas caipiras.

História – Festa religiosa de origem europeia, a Folia de Reis foi trazida para o Brasil no século XVIII com os colonizadores portugueses. Porém, enquanto em Portugal a festa tinha o objetivo de divertir o povo, entre os brasileiros a folia passou a ter um caráter mais religioso, marcando, para os católicos, também o fim dos festejos natalinos, quando são desfeitas as decorações natalinas, desmontados os presépios e guardados os enfeites de Natal.

Segundo a tradição, os reis Belchior (ou Melquior), Gaspar e Baltazar seguiram a estrela de Belém no céu e, na noite do dia 5 para o dia 6 de janeiro, chegaram ao local onde Jesus havia nascido. De presente, ofertaram ao menino ouro, incenso e mirra, símbolos, respectivamente, da realeza, divindade e imortalidade.

Sendo uma das festas mais ricas do folclore brasileiro, a Folia de Reis é composta por personagens (mestre, contramestre, três Reis Magos, palhaços e foliões) que realizam performances ao som da viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro. Os festeiros entoam versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos.

Programação da festa Folia de Reis:

18h – Abertura – tradicional café com biscouto

18h15 – Dança de São Gonçalo

19h10 – Folia de Reis com o grupo Filhos do Oriente

20h – Celebração

21h – Prêmio Mestre Cultura Viva – destinado a pessoas que ainda mantém as tradições da região

21h15 – Apresentação de música raiz com os músicos Léo e Zé Cupido.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *