Pinheirinho: Secretária de Habitação do Governo Federal quer encontro com prefeito Cury

0 0

Inês Magalhães, secretária Nacional de Habitação, visita São José nesta quarta (18) para tentar chegar a um acordo com o prefeito Eduardo Cury (PSDB), visando selar uma parceria entre os governos municipal, Estadual e Federal, para garantir a regularização do Pinheirinho, onde moram mais de 1.700 famílias.

Ontem, Rogério Sottili, ministro em exercício da Secretaria-Geral da Presidência da República, ligou para o prefeito de São José, transmitindo a preocupação da União com a possível violência que pode ocorrer na reintegração do terreno, que pertence à massa falida da emrpesa Selecta. O governo tucano joseense recebeu bem a mensagem do Governo Federal e prometeu marcar uma reunião, para tratar do tema.

O Governo Federal também quer ser incluído na ação de reintegração de posse do acampamento, visando garantir a permanência das pessoas no terreno. O Ministério das Cidades solicitou à AGU (Advocacia Geral da União) a inclusão do Governo Federal, na ação.

A prefeitura de São José ainda não se pronunciou sobre a ameaça da desocupação do Pinheirinho, assim como não disponibilizou informações sobre o possível acolhimento das famílias, caso elas sejam retiradas do terreno. A prefeitura deveria alterar o zoneamento da área e dar apoio técnico, segundo especialistas em habitação.

“Com a suspensão da reintegração da área do Pinheirinho por uma liminar conseguida pela Associação dos Moradores temos novamente um tempo (muito curto) para uma solução negociada para o problema. Evitada a tragédia, é hora também de evitar um problema para a cidade que não tem condição nenhuma de abrigar, sequer provisoriamente, 2.000 famílias. Como vereador, sou contrário a desocupação pelo fato simples de que há um acordo proposto onde a prefeitura não gastará um centavo na regularização, lembrando que o Pinheirinho não atrapalha quem está na fila porque o local não esta nos projetos de habitação do município”, afirmou o vereador joseense Wagner Balieiro (PT), em seu perfil no Facebook.

 

Nesta terça (17), a Justiça Federal derrubou no final da tarde desta terça (17) a liminar que suspendeu a reintegração de posse do Pinheirinho, que havia sido concedida pela juíza Federal de plantão Roberta Chiara. A Polícia Militar afirmou que ainda não há uma data marcada para a reintegração de posse.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *