Vai aderir? Nova moda é compartilhar as senhas de redes sociais e e-mails

0 0

Como demonstrar o amor que se sente por alguém? Uma caixa de bombons ou uma camisa da moda, talvez? Flores, cartões e jantares caros? Bom, para os adolescentes de hoje em dia, há outro modo: compartilhar suas senhas de e-mails e redes sociais, principalmente a do Facebook, com seus namorados e namoradas. Bem high-tech, né?

A era digital, segundo o site do jornal norte-americano The New York Times, banalizou a intimidade. Quando a pessoa sente afeição por outra, compartilha suas senhas com ela. Outro caso é quando os namorados colocam a mesma senha em suas respectivas contas, igualando o acesso e permitindo que ambos leiam as mensagens dos dois.

Rosalind Wiseman estuda o modo como os adolescentes utilizam a tecnologia. Para ela, compartilhar senhas de perfis e e-mails apresenta a mesma pressão para os jovens do que a que é causada pelas relações sexuais: “A responsabilidade é a mesma. Se estamos em uma relação, você tem que me dar algo”, completa.

Tiffany Carandang, estudante de uma escola em São Francisco, EUA, disse para o NYT que ela e seu namorado decidiram compartilhar suas senhas entre si. Para ela, a ação “é um sinal de confiança. Não tenho nada para esconder dele e ele não tem nada para esconder de mim”, diz. Ela ainda completa dizendo que o namorado não fará nada que manche sua reputação.

Mas, isso nem sempre acontece. Os próprios estudantes, professores e pais concordam que, mesmo tendo uma saída simples, apenas mudando novamente sua senha, estragos podem ser feitos antes disso. É o caso de um adolescente que espalhou segredos contidos no e-mail de sua ex-namorada, em uma tentativa de humilhá-la. Outros casos podem não acabar bem quando a ação vira pretexto para buscas de pistas de infidelidade.

Uma pesquisa feita por telefone pela Pew Internet and American Life Project, projeto de pesquisas de atitudes e tendências, entrevistou 770 jovens entre 12 e 17 anos e descobriu que as garotas são 2 vezes mais propensas a pedirem o compartilhamento de senhas do que os garotos.

Olhar Digital

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *