Rose Gaspar propõe criação da Câmara da Melhor Idade

0 0

A vereadora Rose Gaspar (PT) protocolou na Câmara Municipal um projeto de decreto legislativo, que visa a criação da Câmara da Melhor Idade. A iniciativa tem por objetivo simular sessões legislativas com pessoas maiores de 60 anos para discutir assuntos de seu interesse.

De acordo com o projeto, o mandato dos membros da Câmara da Melhor Idade terá início no dia 1º de outubro, data em que se comemora o Dia do Idoso, e encerramento no dia 31 de outubro do mesmo ano.

Rose Gaspar explica que a Câmara da Melhor Idade contará com duas sessões específicas. A primeira será de posse dos representantes e a segunda acontecerá no final de outubro, quando serão apresentados os discursos e estudos sobre os problemas que afetam os idosos, bem como sugestões e propostas de interesse do segmento. Os trabalhos também serão encaminhados pelo Legislativo aos setores competentes e divulgados pela TV Câmara.

Segundo o projeto, em junho de cada ano o Legislativo deverá encaminhar às entidades e órgãos como asilos regulares do município, Associação dos Aposentados de Jacareí, Casa Viva Vida, Centro de Convivência da Terceira Idade – Reflorir e Conselho Municipal do Idoso, ofício solicitando a indicação de um representante para integrar a Câmara da Melhor Idade. Serão 13 representantes ao todo, número igual ao dos vereadores. A escolha do representante ficará a critério de cada órgão ou entidade.

Para a vereadora Rose Gaspar, o projeto será um marco para a história democrática do município. “Com certeza a Câmara da Melhor Idade vai auxiliar os vereadores na elaboração de projetos que visem a melhoria da qualidade de vida dos idosos. O objetivo é garantir aos homens e mulheres condições para o pleno exercício da cidadania”, declarou Rose.

 

Para o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Frederico Ponchon, a iniciativa é ótima e será uma ferramenta eficiente para unir as entidades ligadas aos idosos, além de aumentar a representatividade desse público nas discussões do âmbito legislativo. “Parabenizo a vereadora Rose pela iniciativa, que será muito importante para Jacareí”, disse Ponchon. De acordo com o Conselho do Idoso, o município tem hoje cerca de 18 mil pessoas maiores de 60 anos.

Cidadania – Sempre atenta às necessidades da comunidade, a vereadora Rose Gaspar é autora de leis que inserem a população no ambiente legislativo. O projeto Câmara Jovem, realizado há mais de oito anos, é um exemplo disso e oferece aos estudantes oportunidade de conhecer o Poder Legislativo, as funções e o cotidiano da Casa de Leis e dos vereadores.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *