Ex-prefeita de Jacareí, Nilza Mazzeo Vieira, é homenageada

0 0

Nesta terça-feira (06), os vereadores aprovaram por aclamação o projeto de lei, de autoria da vereadora Rose Gaspar, denominando de rua Nilza Mazzeo Vieira, a via localizada no Jardim Novo Amanhecer. Em 24 de agosto de 1963 a funcionária pública Nilza foi notícia no Estado por assumir interinamente a Prefeitura de Jacareí por três meses. Foi a primeira mulher a ocupar um cargo no Executivo da cidade.

O então prefeito Antonio Nunes de Moraes Junior, o vice-prefeito Jair Ferraz e o presidente da Câmara Afonso Rosa da Silva licenciaram-se para se candidatar a vereador. Pela legislação da época, em casos como este, o prefeito deveria designar um funcionário para assumir o cargo e, para surpresa geral, Antonio Nunes escolheu Nilza. Houve muita polêmica e descontentamento, e Nilza chegou a sofrer ameaças, necessitando de guarda-costas.

“Nilza acreditava no poder das ideias das mulheres. Foi ligada e atuante na cultura de Jacareí e sempre foi muito humilde. Estou feliz em poder homenagear essa grande mulher na semana do Dia Internacional da Mulher”, disse Rose Gaspar.

Vários vereadores ocuparam a tribuna para falar de Nilza e homenagear os familiares presentes nas galerias.

Dia da Capoeira – Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria do 2º secretário, vereador Dario Burro (DEM), que institui o Dia Municipal de Capoeira. As comemorações devem acontecer no dia 24 de março de cada ano.

“O Brasil pode registrar sua identidade com esse esporte que é uma luta de resistência. Nada mais justo do que ter uma data municipal celebrando a capoeira”, discursou o autor.

De acordo com o projeto, a capoeira chegou ao Brasil junto com os escravos que a tinham como uma forma de elevar sua moral, manter e transmitir sua cultura, além de ser uma maneira de resistir aos seus escravizadores. Há relatos de que Zumbi dos Palmares e seus quilombolas defendiam o quilombo com alguns golpes da capoeira. A capoeira faz parte das manifestações culturais brasileiras e é um exercício que une agilidade, força, flexibilidade e equilíbrio.

O vereador Laudelino Amorim (PT) solicitou o adiamento, por três sessões, de outro projeto assinado pelo vereador e 2º secretário Dario Burro (DEM), que dispõe sobre a organização do Concurso de Poesias Henrique Macedo para o aprimoramento da matéria.

A propositura de autoria do vereador Alex da Fanuel (PT), que altera a lei que dispõe o Conselho Municipal sobre Drogas de Jacareí (COMAD), também foi aprovada por unanimidade. Uma questão jurídica fez com que o artigo fosse vetado anteriormente. Com a aprovação, a redação passa a vigorar regulamentando o COMAD como um órgão colegiado, de caráter opinativo e fiscalizador, nas questões referentes às drogas lícitas e ilícitas.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *