Religiosidade e cultura são temas de exposição em São José

0 0

A exposição “Toninho Mendes – Cultura e Religiosidade” estará no Museu de Arte Sacra de São José dos Campos, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), até o dia 27 de abril. A mostra, do artista plástico Antonio Mendes da Silva, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, das 9h às 12h, com entrada franca.

A mostra traz estandartes, um tipo de bandeira, ricamente bordada, às vezes com fios de ouro, que não é hasteada, mas sim utilizada como guia por diversas instituições. Com cores, bordados e formas diferentes, elas retratam a crença de um povo ou até mesmo a sua história.

Para este trabalho, o artista desenvolveu uma rica pesquisa sobre o tema, buscando em 42 cidades da região do Vale do Paraíba informações sobre os padroeiros, cores utilizadas e significados. Das 21 obras de Toninho Mendes, o museu fará um rodízio, deixando sempre 15 em exposição.

Nascido em 1948, na cidade de Taubaté, Toninho Mendes se interessou pela arte desde cedo. Aos 14 anos já desenhava e esculpia em barro, aos 16 trabalhava em pintura de prédios, de 1964 a 1968, confeccionava estandartes para o Bloco Serelepe, que fazia parte do carnaval da cidade de Redenção da Serra.

O artista pinta estandartes dedicados aos santos padroeiros das cidades do Vale do Paraíba e de 20 países da América Latina, passando a figurar nos mais importantes livros e catálogos dedicados a divulgação de obras e artistas de reconhecida competência. A pintura de Toninho Mendes é dos mais bem sucedidos exemplos da arte produzida em Taubaté e conhecida no exterior. O artista possui obras no Japão, Estados Unidos e Canadá e França.

O Museu de Arte Sacra (Capela Nossa Senhora Aparecida) fica na Travessa Chico Luiz, 67 (ao lado do Mercado Municipal, no centro de São José dos Campos. Mais informações pelo telefone 3921-7226.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *