Com doença rara, inglês de 20 anos tem corpo de homem de 160

0 0

O mais velho paciente que sofre de progéria na Europa concedeu uma entrevista ao site do jornal Daily Mail divulgada nesta terça-feira. Dean Andrews tem 20 anos, mas, devido à doença que causa envelhecimento precoce – os médicos calculam que um ano equivale a oito para quem tem essa síndrome -, tem o corpo de um homem de 160 anos.

Segundo o jornal, existem apenas quatro casos da doença registrados no Reino Unido e 74 ao redor do planeta. “Nunca deixei minha condição me segurar. Eu sempre tentei fazer o que todo mundo fazia e, mesmo se eu falhasse, eu pelo menos tentava”, diz.

Durante seus 20 anos de vida, o britânico aprendeu a dirigir, fez quatro tatuagens, noivou e começou a cursar faculdade, mas desistiu devido à doença. A vida de Dean surpreendeu até sua mãe, Dawn Thomas, para quem os médicos disseram que o filho não passaria dos primeiros anos da adolescência.

“Quando Dean tinha cerca de seis meses eu notei que ele era bem menor do que deveria ser. Ele ainda vestia roupas de bebês de três meses, mas os médicos diziam para não me preocupar”, diz Dawn. Com 18 meses, a mãe notou que ele ficava cansado mais facilmente que outras crianças.

Foi somente um geneticista que diagnosticou a doença. “Existia tão pouca informação sobre progéria na época que eu basicamente tive que ensinar a mim mesma tudo. Tudo que nos contaram era que Dean estava envelhecendo oito vezes mais rápido que o normal e que provavelmente não passaria dos 13 anos.”

“Era realmente difícil aguentar e eu acabei por tomar antidepressivos, mas foi o próprio Dean que me deu esperança. Ele nunca deixou nada abatê-lo”, diz a mãe. Dawn e o marido Wayne (ela se separou do pai de Dean, Mark Andrews, em 1998) se dedicam hoje a cuidar dele.

“Quando estava no primário, eu não me dei conta de que havia algo diferente comigo. Eu apenas tive consciência da minha condição quando eu tinha por volta de 13 anos e foi decidido que eu precisava ir a uma escola especial”, diz Dean.

O colégio para o qual ele foi mandado tinha cadeiras de rodas e outras adaptações, já que os médicos previam que o adolescente iria sofrer de artrite e outros problemas. Contudo, Dean desafiou o prognóstico e acabou por ajudar os professores a cuidar de outros alunos e participar de atividades extraclasse.

“Eu fiz muitos amigos na escola e participei de vários clubes. Eu ainda participei de competições de nado e fui em viagens”, diz Dean, que complementa que só não gostava quando os alunos iam a parques de diversão, já que ele não conseguia participar das atrações por ser muito baixo.

Dawn afirma que nunca quis que os médicos usassem seu filho em tratamentos experimentais. Ela não aceitou o uso de hormônios para tentar fazê-lo crescer. Aos 14, o próprio Dean recusou uma cirurgia na mandíbula.

A saúde dele sempre foi considerada boa, com exceção de frequentes infecções no ouvido que levaram a uma cirurgia no local. Mas, com o passar dos anos, seu corpo já não reage tão bem. “Quando eu tinha 15, eu notei que não conseguia levantar a perna o suficiente para pedalar minha bicicleta, mas eu simplesmente usei a da minha irmã mais nova no lugar da minha”, diz.

Fã de futebol e de carros, Dean nunca havia deixado de fazer o que gostava, fosse andar de skate ou namorar – ele chegou a noivar, mas a relação acabou neste ano. Contudo, em novembro do ano passado, após passar mal, foi levado ao hospital. Os médicos acreditaram inicialmente que era pneumonia, mas descobriram com os exames que ele estava com insuficiência cardíaca e a condição era irreversível.

Desde então, o britânico passa os dias em casa, preso a um coquetel de medicamentos. Por causa de sua condição, os médicos não sabem estimar quanto tempo ele ainda tem de vida. “Agora estamos apenas tentando fazer o tempo que ele tem confortável e feliz o máximo possível”, diz a mãe.


Terra

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *