Você sabia que abril é o mês da voz? aprenda a cuidar da sua

0 0

O mês de abril é considerado o mês da voz. Nesse período, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz- ABLV- em conjunto com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico facial- ABORLCCF intensifica seus trabalhos de conscientização com a Campanha Nacional da Voz.

O principal objetivo neste ano é alertar a população a se prevenir contra o câncer de laringe, dentre outras doenças que prejudicam a voz e a fala. Dia 16 de abril é Dia Mundial da Voz e para cuidar desse bem tão precioso é necessário evitar alguns abusos.

Falar ou cantar alto e o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro devem ser evitados na vida do ser humano. Os abusos alimentares também são perigosos. Eles podem aumentar o refluxo laringofarígeo, que é o refluxo do conteúdo do estomago que dá um “banho” nas pregas vocais, causando inchaço, sensação de pigarro e alterações na voz.

De acordo com o otorrinolaringologista Dr. Gabriel Bijos Faidiga, do Consultório Cavalcante e Faidiga é preciso ter diversos cuidados que a população desconhece.

“Pigarrear e sussurrar são hábitos aparentemente inofensivos que podem trazer grandes prejuízos à voz. Falar durante exercício físico de impacto, como futebol, tênis e corridas, também prejudicam as cordas vocais, bem como o uso excessivo de ar condicionado pode provocar ressecamento”, indica o especialista.

O médico aconselha procurar um otorrinolaringologista sempre que a pessoa apresentar qualquer problema como dores na garganta, rouquidão, cansaço ao falar, tosse, pigarro ou dificuldade para engolir.

“Recomendo aos meus pacientes que ingiram bastante água, tenham uma alimentação leve, evitando alimentos condimentados e gordurosos e evitar água e alimentos muito gelados em dias quentes”, aconselha o otorrinolaringologista Dr. Gabriel Bijos Faidiga.

Veja 10 dicas do Dr. Gabriel Bijos Faidiga para ter uma voz mais saudável

1. Evite gritar ou falar alto em ambientes ruidosos;

2. Não é recomendável ingerir líquidos ou alimentos muito gelados, principalmente em dias quentes;

3. Fumar é altamente nocivo à saúde do sistema respiratório, principalmente às pregas vocais;

4. Pigarrear e sussurrar são hábitos aparentemente inofensivos que podem trazer grandes prejuízos à voz;

5. Falar durante exercícios físicos de impacto, como futebol, tênis e corrida, podem prejudicar as cordas vocais;

6. O consumo excessivo de bebidas alcóolicas também é nocivo, porque propicia um efeito analgésico na laringe, causando abusos do aparelho vocal;

7. É importante beber bastante água e manter uma alimentação leve, sem exagerar no consumo de alimentos gordurosos ou muito condimentados;

8. Chupar balas ou pastilhas para aliviar dores na garganta traz efeito anestésico, levando também a abusos vocais;

9. O uso excessivo de ar condicionado pode traz problemas ao resfriar e reduzir a umidade do ar, provocando o ressecamento das cordas vocais;

10. Um otorrinolaringologista deve ser procurado a qualquer sinal de problemas como dores na garganta, rouquidão, cansaço ao falar, tosse, pigarro ou dificuldade para engolir, que irá orientar sobre os cuidados que devem ser tomados.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *