Artista de Jacareí vence final do Mapa Cultural Paulista

0 0

A artista plástica Carol Câncio, de Jacareí, venceu o Mapa Cultural Paulista na categoria artes plásticas, que premiou mais quatro artistas do Estado, no último sábado (28), no Espaço Funarte, em São Paulo. Carol concorreu com a obra “Duas Faces da Linha”, concebida em patchwork e quilt (costura sobre tecido), a partir da observação das festas populares na região do Vale do Paraíba.

Todos os trabalhos vencedores integrarão um catálogo que será produzido pela organização do Mapa Cultural – criado em 1995, o projeto tem como objetivo promover o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de suas atividades no Estado, devido à necessidade de fomentar a produção cultural do interior. A final do Mapa teve ainda a participação de outro artista de Jacareí, Amilton Damas, com três xilogravuras que tratam da temática folguedos populares.

A obra de Carol é apresentada em forma de estandartes elaborados com a técnica do patchwork e quilt e procura mostrar, de forma lúdica, o colorido e das características dos grupos de congada, moçambique, foliões do Divino e o pau de sebo, entre outras manifestações das festas populares do Vale.

Formada em Educação Artística na faculdade Santa Cecília (2004), Carol desenvolve trabalhos de patchwork e quilt, deixando vir à tona toda inspiração e criatividade que carrega desde a infância, marcada pela riqueza da cultura popular. “O contato com as linhas, bordados, fios, tricôs e retalhos, começou na infância, quando aprendi a confeccionar roupinhas de bonecas com a ajuda das minhas avós”, revela Carol.

Emoção – Na entrega do prêmio, Carol emocionou a todos ao lembrar o pai, o artista Carlinhos Silva (falecido no último dia 19 de abril), “seu grande incentivador”. Se por um lado as avós despertavam o interesse pela arte das linhas e carretéis, foi o pai Carlinhos que lhe proporcionou o contato com colorido das tintas e dos pincéis.

“Tive uma infância rica em cores. Cores das tintas e obras de meu pai, que também me proporcionou visitas a exposições, museus e lugares que, sem dúvida, despertaram em mim o interesse pelas artes plásticas”, comenta a artista.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *