Seminário discute educação básica e profissionalizante em Jacareí

0 0

Discutir a educação básica de Jacareí e mostrar o potencial do ensino profissionalizante na região. Esse foi um dos objetivos do ‘Seminário da Educação’, realizado na noite de segunda-feira (4), na Câmara Municipal.

O evento organizado pelos partidos PSDB, DEM, PSDC, PSD e PCdoB, contou com a participação das educadoras, Ana Abreu – professora e pesquisadora da Faculdade Federal de Alfenas (MG), e líder do MOVE – Movimento pela Qualidade da Educação Pública de Jacareí e, ainda, pela professora Maria Thereza Ferreira Cyrino, supervisora regional do Centro Paula Souza.

Ana Abreu pontuou sobre a importância da educação de qualidade, o que possibilita a inclusão social e colabora com a emancipação da população. Os propósitos educacionais devem ser tratados com foco no desenvolvimento dos trabalhos de excelência. A escola tem que ser um espaço comunitário, aberta para o povo”, enaltece.

Entre os principais tópicos que se enquadram no projeto educacional de excelência estão: valorização dos profissionais; informação, desenvolvimento e inovação e, por fim, processos de ensino. Não acredito em  projetos prontos. A educação não é uma ciência aplicada, mas sim humana”, enfatiza Ana Abreu.

Maria Thereza Cyrino falou sobre o crescimento das escolas técnicas na região, frisando o aumento de alunos na ETEC (Escola Técnica) ‘Cônego José Bento’, a ‘Escola Agrícola’, nos últimos anos.

Em 2004, a unidade de Jacareí atendia 280 alunos em três cursos profissionalizantes. Hoje, são mais de 1.500 alunos e oito cursos técnicos.

Já na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte existem 17 ETEC’s, além de outras 21 unidades descentralizadas em 33 municípios. A nossa meta é expandir ainda mais os cursos profissionalizantes e assegurar 30% das matrículas do Ensino Médio articulado à Educação Profissional até 2014, destaca.

Pré-candidato a prefeito pelo PSDB, o advogado Izaias Santana enalteceu o trabalho apresentado pelas educadoras, ressaltando, ainda, a necessidade de uma cidade saudável, sustentável e educadora. Sem esses três aspectos, o município não consegue fazer nada bem feito. Infelizmente, hoje, a Educação Básica deixou de ser prioridade do governo”, finaliza.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *