Nesta sexta tem ‘Procissão dos Mortos’ em Jacareí

0 0

Nesta sexta-feira (17), à meia-noite, as ruas de Jacareí serão invadidas por um grupo de pessoas “muito estranhas”. Elas integram a Procissão dos Mortos que têm como destino o Largo do Avareí, próximo ao cemitério Campo da Saudade.

À medida que caminha pelas ruas, o grupo vai ganhando adeptos e a cada esquina o número de pessoas aumenta, entre participantes e curiosos. A Procissão dos Mortos é uma performance teatral itinerante, inspirada numa lenda do folclore e foi resgatada há dois anos pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, passando a fazer parte da programação do mês do Folclore.

Na edição de 2012, a performance teatral tem como complemento um grupo de músicos que executam a “ladainha dos mortos” e a trilha sonora da procissão. Ao final da procissão, os participantes são convidados para dançar uma ciranda. “A ideia é mostrar que a Procissão dos Mortos é cultura popular. Faz parte não só do folclore da cidade, mas do folclore nacional”, destaca o artista plástico Doni Bueno, um dos organizadores do evento.

A Procissão dos Mortos é inspirada numa lenda de Jacareí sobre uma procissão de mortos, que saiam de seus túmulos do cemitério da Saudade (no bairro Avareí, hoje região central) e seguia, em lamentos, até a igreja do Avareí. Se alguma pessoa viva fosse surpreendida espionando a procissão recebia uma vela que, se fosse apagada, transformava-se em osso humano.

Serviço– Procissão dos Mortos, sexta-feira (17), saída meia-noite do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (Rua XV de Novembro, 143), chegada no Lago do Avareí. Aberto ao público.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *