Alunos da rede municipal recebem educação integral no Veraneio Ijal e Nova Esperança

0 0

Mais de 200 alunos (4 a 12 anos) da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Presbítero Mábito Shoji” e EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Veraneio Ijal recebem atendimento de educação integral, em horário inverso ao escolar, em uma chácara no bairro Veraneio Ijal repleta de árvores, horta comunitária, piscina e área de lazer.

Este trabalho faz parte do programa “Mais Educação”, do governo federal, em parceria com os municípios, para as escolas que tiveram índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)abaixo da média. A verba dos monitores e dos materiais vêm do governo federal, mas a APM (Associação de Pais e Mestres) e o Conselho de Escola são responsáveis pelo acompanhamento e execução das atividades.

O restante, como a alimentação, transporte e manutenção do prédio fica por conta da prefeitura. O assessor comunitário da Secretaria Municipal de Educação, Almir Santos Gonçalves explica que este programa é uma preparação para a implantação do período integral nas escolas, um dos objetivos do governo federal. “A intenção é garantir uma educação de qualidade, tirar as crianças da situação de vulnerabilidade e consequentemente dar tranquilidade as mães que necessitam trabalhar fora”, destacou.

O coordenador do projeto, João Evangelista Nogueira, conta que o espaço é “privilegiado”. A área tem 20 mil metros quadrados e as crianças são atendidas das 8h às 16h. “No local os alunos fazem suas refeições e participam de oficinas e recreação. Contamos ainda com uma parceria com a ONG Sapucaia”, afirmou. Entre as oficinas oferecidas às crianças estão: letramento, matemática, artes, banda, dança, judô, música (flauta), natação, fotografia, capoeira, contação de histórias, educação física, técnica vocal e recreação.

Escola Ricardina- Mais 300 alunos da EMEF Ricardina Santos Moraes, no bairro Nova Esperança também recebem este atendimento, em um prédio com sete salas (onde funcionava o projeto Erê) que oferece oficinais, recreação, alimentação, no horário contrário ao das aulas. Nesta unidade as crianças recebem aulas de xadrez, canto e coral, violão, violino, basquete, letramento, matemática, dança, fotografia, informática, atletismo e arte. No local os alunos são atendidos por 20 monitores e quatro professores de Educação Física e Artes.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *