Exposição fotográfica apresenta poesia sob corpo humano em Jacareí

0 0

“Medula” é o nome da instalação que reúne fotos e poesias no saguão da Diretoria de Cultura da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu (Pátio dos Trilhos). Na instalação do artista plástico Felippe Regazio, as poesias são escritas sobre várias partes do corpo humano.

“É estranho pensar que tudo no mundo pode ser um corpo, e que nada pode estar parado. O título “Medula” veio dessa ideia de movimento. Já que a medula, a grosso modo, é o que dá movimento ao corpo”, diz o artista. O corpo que “incorpora” a poesia na instalação é da modelo Charry Jin, que foi clicada pela fotógrafa Tábata Nischiyama.

Embora a referência seja o corpo humano, Regazio explica que os textos buscam indagar o que ao certo é “um corpo”. Segundo o artista, não necessariamente algo tem que ser humano ou ter braços, pernas, cabeça e tronco para ser um corpo. “Até um graveto pode ser um corpo. Um grão de areia é um corpo, quando separado da praia. A praia é um corpo de milhares de grãos de areia. É uma questão de modificar o olhar. Nesse caso, quando escrito na modelo, a literatura é um corpo”, explica.

Para fotografar e descrever em forma de poesia cada parte do corpo foram dois dias. “O primeiro dia foi no segundo andar do bar de um amigo, num enorme balcão vazio. Demoramos nove horas de trabalho ininterrupto para terminar a primeira sessão, sendo que dessas nove horas, seis foram apenas para escrever os textos na modelo. Tivemos que escolher também alguns horários adequados, pois a maior parte das fotos tem iluminação natural”, conta Regazio. O segundo dia de trabalho foi feito na casa de um amigo, e consumiu mais nove horas de trabalho. “Enfim, todos trabalhamos muito duro pra obter um resultado bacana”, completa.

Medula é a primeira instalação de Felipe Regazio, 21 anos, que é natural de Minas Gerais, mas mora em Jacareí desde os 5 anos de idade. Regazio é autodidata: além de artista plástico, ele também é escritor. “Tenho formação em tecnologia e trabalho formalmente com isso. Mas tenho paixão pela arte e literatura. Estudo desde muito garoto de forma autodidata, e sempre preferi assim. Mas agora tenho sólidos planos para começar uma formação acadêmica em literatura”, comenta.

Serviço – Instalação Medula, no saguão da Diretoria de Cultura (Pátio dos Trilhos). Visitação até 30 novembro, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *