Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal termina na sexta-feira

0 0

Os idosos são o foco da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal que está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde de Jacareí desde a semana passada e será encerrada nesta sexta-feira (26). O objetivo desta ação é identificar precocemente o câncer bucal para que o tratamento seja mais eficaz.

De acordo com a dentista e supervisora de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Renata De Lima Horta Beltrame, o câncer pode se manifestar de diversas maneiras — porém as alterações benignas mais comuns encontradas são cáries de raiz, xerostomia (boca seca), lesões em tecidos moles da boca, doença periodontal, abrasão, erosão dentária, halitose (mau hálito), dificuldade de higienização, prótese mal adaptada e necessidade de prótese.

Para fazer o exame basta procurar o dentista em uma das 16 Unidades Básicas de Saúde do município das 8h às 17h.

Saiba mais sobre a doença:

Causas – Os principais fatores que podem levar ao câncer de boca são o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso. Quando o fumo e álcool são associados, o risco de desenvolver a doença aumenta em mais de 30 vezes. No caso de câncer de lábios, a exposição ao sol é o principal fator, seguido do fumo.

Diagnóstico – A principal forma de se detectar precocemente o câncer bucal é pelo autoexame da boca. Quando qualquer alteração for encontrada, deve-se procurar o cirurgião dentista que irá avaliar a necessidade da realização de uma biópsia (remoção de pequeno fragmento para exame microscópico), para confirmação ou não do diagnóstico.

Cura – Se diagnosticado no início e tratado de maneira adequada, o câncer pode ser curado na maioria dos casos.

Prevenção – Parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas, proteger-se dos raios do sol (boné, chapéu, protetor solar), eliminar fatores traumáticos na boca (próteses mal adaptadas, dentes tortos, cáries, restos dentários), alimentar-se de maneira saudável, executar o autoexame periodicamente, consultar regularmente o cirurgião dentista, procurar o dentista se encontrar alguma alteração na boca.

Como fazer o autoexame – Use um espelho em um local com boa iluminação, apalpando e deslizando os dedos sobre os lábios, língua, assoalho (região abaixo da língua), gengivas, bochecha, céu da boca e amígdala, verifique se há alguma alteração.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.