Campanha de prevenção da sífilis e HIV termina na sexta-feira

0 0

Termina nesta sexta-feira (12) a campanha de mobilização para prevenção e testes da sífilis e HIV, desenvolvida pela Secretaria de Saúde. A ação teve início na última quinta-feira (4) com o objetivo de incentivar a população a fazer o teste, que é semelhante a um exame normal de sangue. Até a última sexta-feira (5), 74 pessoas já tinham feito o exame.

Os interessados em fazer o exame podem procurar o Centro de Testagem e Acolhimento do Ambulatório da Secretaria de Saúde — rua Purus, 79, Jardim Paraíba, das 8h às 14h. Os agentes de saúde também estão fazendo os testes nas Unidades Municipais de Saúde da Família (USMF), das 8h às 13h, confira:

segunda-feira (8) – UMSF Pagador Andrade – rua Antônio Alves,169

terça-feira (9) – USMF Jardim do Vale e Rio Comprido – rua Pernambuco,283

quarta-feira (10) – USMF Igarapés – rua Eng. Flávio da Silva Freitas,860

quinta-feira (11) – USMF Santo Antônio da Boa Vista – rua dos Jacintos,407

sexta-feira (12) – UMSF Parque Meia-Lua – av. Lourenço da Silva,163

Saiba mais:

Sífilis – É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum que pode se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença. Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado.

HIV/Aids – O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) pertence à classe dos retrovírus e é causador da Aids. Quando entra no organismo humano, o vírus pode ficar silencioso e incubado por muitos anos e não apresentar nenhum sintoma. Quando aparecem os primeiros sintomas é possível identificar a AIDS. O HIV age no interior das células do sistema imunológico (responsável pela defesa do corpo), fazendo com que o vírus faça parte do seu código genético.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *