Professores da rede estadual vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (22). A decisão surgiu nesta sexta (19) após uma assembleia com mais de 5 mil manifestantes no Masp (Museu de Arte de São Paulo).
Os professores pedem, entre outras coisas, um reajuste salarial de 36,74%, o cumprimento da jornada extraclasse e o fim da remoção e da designação de professores das escolas de tempo integral.
Jacareí– O NJ entrou em contato com Roberto Mendes, Conselheiro Estadual da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que confirmou a adesão dos professores de Jacareí à greve. “Ainda não é possível afirmar quantos professores entrarão em greve. Mas foi feita uma reunião e a maioria dos representantes das escolas resolveu aderir”, afirmou ele.
Em nota a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo rebateu as críticas do sindicato e disse que os 8,1% de acréscimo propostos eleva de 42,2% para 45,1% o aumento escalonado até 2014. “Os professores da rede estadual paulista, que ganham 33,3% mais que o piso nacional vigente, passarão a ter, a partir de julho, uma remuneração 44,1% maior do que o vencimento mínimo estabelecido em decorrência da Lei Nacional do Piso Salarial do Magistério Público”, diz o comunicado. Ainda de acordo com a nota, a secretaria cumpre integralmente a determinação legal das horas para atividades extraclasse.