Evento em Jacareí festeja o Dia do Cigano

0 0

Sábado (25) é comemorado o Dia Nacional do Povo Cigano e, para celebrar a data, Jacareí terá um evento no espaço EducaMais Espaço São João, às 17h, promovido pela Companhia Magia da Dança.

A companhia faz um trabalho de divulgação da cultura dentro do Estado, através da dança e esclarecimento sobre as diferentes etnias ciganas, sua cultura e tradições, e ainda pela companhia formada por ciganos e não ciganos de origem Calon e Rom.

O evento acontecerá com o cortejo de Santa Sara, mesa de frutas, dança, música e cultura. A homenagem foi instituída em 2005, como objetivo de mostrar a tradição da cultura cigana através da dança, da música e da palavra. “Não é um dia só para dançar e cantar, mas também um dia de luta e conscientização dos direitos e deveres do povo cigano”, explica a diretora artística e bailarina, Miranda Gitana.

Ela explica que no Brasil existem duas vertentes ciganas, os Calons, que chegaram aqui na época da colonização do Brasil, vindos de Portugal e Espanha, e os Rom, que chegaram por volta de 1830, do restante da Europa e Oriente. Os ciganos Calons ainda mantêm vivo o nomadismo pelo qual o povo cigano é conhecido. O evento vai mostrar ainda quem é Santa Sara e sua importância para o povo cigano.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *