Exposição com álbuns de figurinhas vai agitar Jacareí

0 0

Colecionar álbuns para muitos pode ser apenas uma mania. Mas para o aposentado Delfim Standke é uma arte. Por meio de sua coleção de álbuns de figurinhas podemos conhecer artistas, desenhos, esportes, filmes que influenciaram gerações dos anos 1970 até os dias atuais.
A coleção que reúne 180 álbuns completos pode ser vista na exposição “A Arte de Colecionar”, que a Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu apresenta até o dia 30 de maio, na Diretoria de Cultura.

Entre os temas dos álbuns que podem ser conferidos na exposição há desde o setentão Pica-Pau até os mais jovens como Harry Potter e Restart. Os temas variados incluem super-heróis, contos de fadas, desenhos animados, esportes, celebridades, anatomia e dinossauros, entre outros.
Em 2005, ele retomou o hábito de infância e hoje possui uma coleção de 280 álbuns — além dos 180 que fazem parte da exposição, há mais 100 incompletos, incluindo um de super-heróis de 1979, considerado uma “raridade” pelo colecionador. “Só faltam duas figurinhas”, diz.

Standke lembra que “quando garoto costumava colecionar álbuns, mas essa paixão foi se perdendo com o tempo”. Entretanto, em 2005 a paixão de infância que ficou escondida por décadas veio à tona e ele retomou a coleção de álbuns de figurinhas. “Foi quando minha neta Sabrina, de 8 anos à época, convidou-me para ajudá-la a completar um álbum de figurinhas. Comecei então uma pesquisa na “Google” em busca de colecionadores de álbuns de figurinhas. Acabei conseguindo contatos de muitos colecionadores. Gostei tanto da ideia que resolvi tocar para frente”, relata.
Hoje a neta é uma adolescente de 16 anos e já não se interessa mais por álbuns. Mas o avô colecionador ganhou outro parceiro. “Agora é meu neto Guilherme, de 12 anos, que me ajuda nessa arte. Estamos em busca das figurinhas para os outros 100 álbuns incompletos”, diz Standke.

Serviço – Exposição “Arte de Colecionar”, na Diretoria de Cultura – praça Raul Chaves, 110, Pátio dos Trilhos –, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12 e das 13h30 às 17h. Entrada gratuita.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *