SAAE de Jacareí alerta sobre venda de válvula e promete multar usuários

0 0

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí está alertando a população sobre a venda de um dispositivo como ‘válvula eliminadora de ar’, que na verdade é um tipo de válvula de retenção que não possui orifício de saída de ar. O equipamento ‘promete’ redução do consumo de água em condomínios e residências, mas a autarquia esclarece que não autoriza este dispositivo.

“As pessoas podem estar sendo enganadas. Qualquer violação no hidrômetro é passível de multa. Os únicos meios de reduzir o consumo excessivo de água em casa são economizar, evitar o desperdício, fazer uso racional da água evitando lavar carro, calçada e quintal com a mangueira”, explicou o diretor de Operações, engenheiro Ismael Moraes de Almeida.

O SAAE iniciou esta semana uma vistoria em todas as ligações de água da cidade e o hidrômetro (Caixa Padrão de Proteção de Hidrômetro), ou antigo cavalete, que estiver avariado, devido à instalação do dispositivo, acarretará em multa para o proprietário, além de cobrança dos custos em equipamentos. Apenas técnicos do SAAE podem instalar o hidrômetro e suas conexões, e realizar eventual reparo nos dispositivos homologados.

A instalação da válvula pode danificar o hidrômetro e dispositivos da Caixa Padrão do SAAE. De acordo com o regulamento da autarquia, em casos de qualquer intervenção, avaria ou danos no equipamento o proprietário está sujeito a multa de R$ 236,30 e ainda, provavelmente, terá de arcar com os custos de um novo hidrômetro (R$ 80,54) e pagamento do consumo estimado.

Dicas de economia – Além das orientações de economia de água em casa, como evitar lavar carro, calçada e quintal com a mangueira, o SAAE de Jacareí reforça à comunidade as dicas repassadas pela Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe).

·         Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba, e enquanto ensaboa a louça;

·         Deixe acumular roupas para lavar de uma só vez;

·         Só ligue a máquina de lavar roupas quando ela estiver cheia;

·         No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa;

·         Aproveite a água que usou para ensaboar as roupas para lavar o quintal.

O morador deve verificar se há vazamentos em casa ou em seu prédio comercial. Uma torneira pingando pode trazer grandes prejuízos. Veja alguns exemplos de quanto uma torneira gasta pingando durante todo um dia:

Gotejando: 46 litros

Aberta em 2mm: 4.512 litros

Aberta em 6mm: 15.400 litros

Aberta em 12mm: 33.984 litros

Denúncia – Para informações ou denúncia, o morador pode comparecer no Atendimento do SAAE, que fica na rua Antonio Afonso, 460, centro, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h30. Ou se preferir, pode ligar no telefone gratuito 0800-725-0330, que atende diariamente das 8h às 22h.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.